in

País europeu proíbe adoção de cães braquicefálicos e veterinária explica o motivo

Segundo Renata Beauchamp, esses animais enfrentam distúrbios respiratórios sérios

De maneira a preservar a saúde dos pets e também de evitar o sofrimento de cães de raças braquicefálicas, a Noruega proibiu a adoção de buldogues ingleses e da raça cavalier king charles spaniel, devido às dificuldades respiratórias que esses animais podem vir a desenvolver.

A médica-veterinária, que atua em Cardiologia e Pneumologia de Cães e Gatos, da Naya Especialidades, Renata Marin Medrano Beauchamp, explica que grande parte dos animais braquicefálicos enfrenta distúrbios respiratórios e a apresentação clínica pode ser variável.

No entanto, Renata acredita que é possível que esses animais possam ter qualidade de vida, quando se dá prioridade para uma correta seleção genética, retirando da reprodução animais portadores de alterações complexas e, principalmente, regulamentando leis rigorosas para criação dessas raças.

“Para animais já portadores de alterações respiratórias, é possível promover correções cirúrgicas de algumas anormalidades como, por exemplo, a estenose (estreitamento) das narinas e prolongamento do palato mole, onde a cirurgia promove maior abertura das vias aéreas, facilitando a ventilação e oxigenação. Cães que apresentam a síndrome braquicefálica, onde existem combinações de alterações anatômicas importantes podem ter quadros complexos e que não há possibilidade de correção cirúrgica, como é o caso da estenose da traqueia. Esses pacientes com quadros de alterações respiratórias complexas muito provavelmente terão indicação de eutanásia, porque são alterações incompatíveis com a vida”, destaca.

A profissional pontua que a proibição alerta para a existência cada vez maior da criação e reprodução inadequada, com ausência de seleção genética e criações irresponsáveis ou “caseiras” e, além disso, alerta para a necessidade de mudança dessa realidade, pois o único a pagar um preço muito alto pela irresponsabilidade humana é o animal.

Leia a matéria completa, gratuitamente, clicando aqui.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Justiça determina que elefante Sandro permaneça no Zoológico de Sorocaba, interior de SP

Uso de cannabis para tratamento animal deve passar por autorização judicial

CFMV habilita entidade para concessão de Título de Especialista em Endocrinologia Veterinária

(foto: C&G VF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

biodiversidade

CRMV-SP realiza seminário sobre posse responsável de pets e seu impacto na biodiversidade

indústria farmacêutica

Boehringer Ingelheim anuncia parceria com a biofarmacêutica japonesa, MabGenesis