Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Passeio em dias de chuva: quais os cuidados com o cão?

Preocupações adicionais devem ser levadas em conta nessa condição
Por Equipe Cães&Gatos
Man with dog in rain
Por Equipe Cães&Gatos

Muitas pessoas, hoje, vivem em prédios. Isso significa que os passeios diários acabam desempenhando um papel fundamental na promoção da saúde física e mental dos cachorros, dando oportunidade para exercícios, estímulos sensoriais e interações sociais. 

No entanto, em dias chuvosos, os tutores precisam tomar precauções adicionais. De acordo com a sócio-fundadora e diretora-geral do Grupo Vet Popular, Caroline Moretti, esses cuidados asseguram que, mesmo em condições climáticas adversas, os passeios continuem como uma experiência positiva, contribuindo para a saúde e a felicidade dos cães.

a girl in a yellow raincoat with a dog in her arms is standing in the middle of a puddle
Poças parecem inofensivas, mas podem ser perigosas para o pet (Foto: reprodução)

Proteja-se do frio e da umidade: Use roupas impermeáveis – tanto você quanto o seu cachorro! Esse cuidado mantém vocês confortáveis e evita que fiquem molhados e com frio.

Use uma coleira e guia seguras: Itens de qualidade são essenciais em dias chuvosos, proporcionando uma aderência segura para evitar quedas em calçadas escorregadias.

Evite poças profundas: As poças podem ser aparentemente inofensivas, mas, elas podem esconder buracos ou ser mais profundas do que parecem. Isso tem como risco causar desconforto e sujeira excessiva em seu cachorro.

Seque bem: Após o passeio, secar seu cachorro com uma toalha é fundamental. A umidade acumulada pode levar a resfriados, além de causar odores indesejados em casa.

Mantenha-se visível: Roupas ou acessórios brilhantes e reflexivos são importantes para garantir que vocês dois sejam visíveis em condições de baixa luminosidade, reduzindo o risco de acidentes.

Evite áreas alagadas: Áreas inundadas podem representar perigos sérios, desde correntezas até a possível contaminação da água. Evitar esses espaços protege seu cachorro de possíveis riscos.

Cuidado com ruídos altos: O som da chuva pode ser assustador para alguns cachorros. Mantenha-se atento ao comportamento do seu animal e, se necessário, considere utilizar protetores auriculares para cães.

Proteja as patas: Botas protetoras ou creme hidratante nas almofadas das patas ajudam a evitar desconforto causado pelo frio e umidade, além de proteger contra elementos nocivos nas ruas.

Mantenha-se alerta para sinais de desconforto: Observe o comportamento do seu cachorro durante o passeio. Sinais de frio, desconforto ou cansaço indicam a necessidade de ajustar a duração ou intensidade da caminhada.

Limpe-o ao chegar em casa: Remova a sujeira e umidade das patas e corpo do seu cachorro ao retornar para casa. Isso não só preserva a higiene em casa, mas também contribui para a saúde do animal.

Fonte: NSC Total, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Especialista explica benefícios dos petiscos naturais

Gatos de ONGs do interior de São Paulo aguardam doações de suprimentos e novos lares

Gatos também precisam de vermifugação periódica

Compartilhe este artigo agora no