- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Patologista é o profissional habilitado para garantir qualidade de exames laboratoriais

Por Equipe Cães&Gatos
patologista
Por Equipe Cães&Gatos

Na medicina veterinária, existem duas maneiras de realizar exames laboratoriais e de rotina. Você conhece a diferença entre elas? Para responder essa pergunta, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) entrevistou a médica-veterinária com ênfase em hematologia clínica e conselheira do CRMV-RJ, Flávia Fernandes de Mendonça Uchôa.

A principal diferença entre elas, segundo Flávia, é que em uma os resultados são emitidos e liberados de forma totalmente automatizada através de equipamentos, sem qualquer conferência. Na outra, o processo é acompanhado, conferido e complementado por um patologista clínico veterinário de forma humanizada.

O patologista clínico é o profissional capacitado a atestar a segurança de todas as etapas da avaliação laboratorial
(Foto: reprodução)

“A máquina é um importante aliado, mas sua utilização deve ser feita por profissional habilitado. Ela nos fornece contagens de células de forma rápida e com baixo custo, mas o hemograma vai muito além de um simples ‘maquinograma’. A ‘cereja do bolo’ deste exame, que é o mais solicitado pelos clínicos veterinários e, muitas vezes, determina a conduta desses profissionais durante uma pesquisa diagnóstica, é justamente a avaliação da lâmina ao microscópio”, explica. É nesse momento, segundo a profissional, que se torna possível conferir as contagens fornecidas pelo aparelho e identificar alterações morfológicas em células, a presença de agentes infecciosos e muito mais.

É por esse motivo que esses exames necessitam da supervisão do patologista para que possam de fato identificar alterações e doenças. A falta desse profissional pode resultar na liberação de laudos incompletos, errôneos ou duvidosos. O patologista clínico veterinário é o profissional mais capacitado para monitorar e garantir a qualidade dos resultados.

“Vale lembrar que patologista clínico é o profissional capacitado a atestar a segurança de todas as etapas da avaliação laboratorial, da coleta à interpretação dos laudos de exames. É ele quem vai garantir a qualidade da amostra a ser testada, o que interfere diretamente nos resultados das análises. Tenha o seu patologista de estimação”, finaliza.

Assim, tutores devem fazer seu papel: perguntar ao médico-veterinário como e por quem os exames serão realizados. Só assim, saberá por qual serviço estará pagando.

Fonte: CRMV-RJ, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

FMVZ-Unesp anuncia seu processo seletivo para Residência em Área Profissional da Saúde

Saúde e bem-estar dependem diretamente da qualidade da alimentação do animal

Artigo lembra: trato gastrointestinal saudável, pet saudável

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no