Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Presidente do CFMV avalia os 100 primeiros dias da atual gestão

Conselho desempenha um papel fundamental na regulamentação e fiscalização das atividades profissionais
Por Equipe Cães&Gatos
foto-gestão
Por Equipe Cães&Gatos

A presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Elisa Almeida, acaba de divulgar um artigo, ao atingir o marco dos 100 dias da atual gestão do Conselho, destacando os avanços e compromissos realizados até o momento. Segundo consta no material, neste período, ela e sua equipe concentrou esforços em diversas áreas, com ênfase na integração institucional, valorização profissional e aprimoramento do ensino nas áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia. 

“Uma das conquistas mais significativas foi o aumento da articulação institucional do CFMV. Realizamos uma série de reuniões com órgãos e entidades ligadas ao agronegócio, bem como com representantes do Congresso Nacional. Estes encontros resultaram em importantes avanços, como a inclusão de médicos-veterinários e de zootecnistas em processos seletivos em ministérios como o da Pesca e Aquicultura”, menciona. 

Ana Elisa garante que o Conselho está atento à qualidade do ensino e à necessidade de adequação dos cursos às demandas do mercado (Foto: divulgação)

Além disso, em um contexto de desafios e necessidades de otimização interna, Ana Elisa afirma que busca fortalecer a comunicação com os profissionais e a sociedade em geral. “O CFMV desempenha um papel fundamental na regulamentação e fiscalização das atividades profissionais, garantindo padrões de excelência e promovendo a valorização das profissões”, avalia. 

Em sua visão, um dos focos primordiais é a valorização profissional tanto dos médicos-veterinários e de zootecnistas quanto dos colaboradores que fazem o CFMV funcionar. “Investimos em liderança e capacitação, reconhecendo que as pessoas são o maior patrimônio da instituição. Essa abordagem contribui não apenas para o desenvolvimento interno, mas também para a excelência dos serviços prestados à sociedade”, pontua. 

Já no âmbito educacional, Ana Elisa garante que o Conselho está atento à qualidade do ensino e à necessidade de adequação dos cursos às demandas do mercado de trabalho. “Estabelecemos diálogos com o Ministério da Educação e outras entidades para ampliar nossa participação consultiva e garantir um ensino que prepare adequadamente os profissionais do futuro. Outro ponto crucial é a defesa e a valorização da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Atuamos junto ao Congresso Nacional e outros órgãos para garantir o reconhecimento e a valorização desses profissionais, assim como a adequação dos processos seletivos e contratações nos diferentes setores”, menciona. 

A transparência também tem sido uma prioridade, refletida no reconhecimento do CFMV pelo Tribunal de Contas da União, com a nota máxima em governança e gestão pública. “Estamos comprometidos em manter essa transparência e em fortalecer o canal de interação com a sociedade por meio da Ouvidoria”, destaca. 

Olhando para o futuro, Ana Elisa reitera o compromisso do CFMV com a excelência profissional, a inovação, a transparência e a defesa dos interesses da Medicina Veterinária e da Zootecnia. “Os próximos dias de gestão serão marcados por um contínuo esforço em prol desses objetivos, contribuindo não apenas para o desenvolvimento das profissões, mas também para o bem-estar dos animais, da sociedade e do meio ambiente. Juntos, continuaremos avançando e construindo um cenário ainda mais promissor para a Medicina Veterinária, a Zootecnia e toda a comunidade que faz parte desse universo. Ética presente, exercício profissional eficiente e sociedade contente! Esse é o nosso lema”, encerra.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:

CRMV-MG estuda o bem-estar e a saúde mental dos médicos-veterinários mineiros

Escrita do prontuário veterinário, é dever e não escolha do profissional

Veterinários enfrentam dilema ético com cães braquicefálicos, revela pesquisa