Para muitos especialistas em gestão de carreira, é preciso aceitar que os próximos meses serão definitivos para o ajuste profissional às novas demandas de consumo e ferramentas de trabalho. É o que acredita o médico-veterinário e conselheiro suplente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Felipe Consentini, diante do caos provocado pela pandemia, que afetou o mundo nos últimos anos.
O profissional afirma que o ano de 2022 será marcado por uma janela de oportunidade aberta justamente no período mais crítico da pandemia. “Os setores do agronegócio e pet mantiveram suas atividades enquanto outros foram obrigados a fechar suas portas, esse fato impactou de maneira irreversível a vida dos profissionais”, avalia.
Consentini, que também atua como consultor do mercado pet, reforça que essa condição atípica exige ainda mais flexibilidade e aprimoramento profissional. “As mudanças de comportamento sociais, novos hábitos de consumo e as inovações tecnológicas derrubaram todas as fronteiras que limitavam a atuação do profissional, antecipando tendências previstas para ocorrer em cinco ou até dez anos”, sugere.
A médica-veterinária e consultora de Negócios e Agronegócio do Sebrae São Paulo, Jane Albinati Malaguti , aconselha os profissionais a refletirem sobre o fato de que, desde o início da pandemia, foi preciso se reinventar, se readequar e buscar novas formas de prestar seus serviços e vender seus produtos.
Adaptação e aprimoramento
A reviravolta no mercado pet e do agronegócio provocada pela pandemia, segundo Felipe Consentini, provocará alterações por um longo período de maneira “infinitamente mais positiva do que negativa” desde que a capacidade dos profissionais esteja “alinhada” a um perfil proativo, com capacidade de adaptação e busca constante por aprimoramento.
O consultor reforça que a construção de um perfil profissional multidisciplinar, multissistêmico e proativo sempre dependerá da educação continuada, agora mais acessível pelos meios digitais e lembra que é preciso “enxergar o todo e se conectar sempre em busca de soluções simples, ecológicas e eficientes para se destacar diante das tendências impostas pelo ‘novo normal’”.
Nunca foi tão evidente, segundo Jane, a urgência na busca por alternativas para atender aos novos padrões de consumo, fato que acelerou o surgimento de inovações desruptivas. “O isolamento social impulsionou uma série de ações e estratégias para garantir a sobrevivência dos negócios como, por exemplo, o fortalecimento das vendas on-line, o uso de ferramentas digitais, a atuação nas redes sociais para fazer negócios e atrair clientes e o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Foi uma profunda transformação digital no dia a dia das empresas”, menciona,
Visão sistêmica
Doutoranda em Administração pela ESPM, com especialização em Gestão de Políticas Públicas pela Unifesp e mestrado em Gestão em Sanidade Animal e Segurança Alimentar e Ambiental, a consultora do Sebrae enfatiza aspectos comportamentais que exigem dos profissionais uma visão sistêmica do cenário atual valorizando aspectos humanos, sociais e econômicos.
Segundo Jane, onde há crise, também surgem oportunidades. “Empreendedores ousados têm ajustado suas velas aproveitando os vendavais da pandemia a seu favor. Os negócios mais valorizados no mercado e que irão ganhar o coração dos clientes serão aqueles sintonizados com propósitos bem definidos de sua responsabilidade social, que tenham compromisso com o meio ambiente”.
Consentini indica que os profissionais aproveitem os benefícios proporcionados pelo que a tecnologia tem de melhor, como acesso à informação e proximidade com o consumidor. Obviamente, ressalta o médico-veterinário, os aspectos negativos como golpes e ‘fake news’ também crescem de maneira exponencial, exigindo cuidados redobrados, além de um senso de responsabilidade cada vez maior.
A consultora do Sebrae São Paulo aconselha que os profissionais fiquem atentos às questões humanísticas na construção de uma carreira que atenda demandas atuais do “consumidor que valoriza marcas éticas e sustentáveis e buscam serviços que estejam associados a um novo estilo de vida”.
Em tempos de instabilidade e mudanças, Jane sugere, ainda, que o profissional faça um autoquestionamento e busque soluções personalizadas à sua realidade empreendedora e aos desafios pessoais, seja como profissional autônomo ou colaborador de uma empresa.
“Como moldar o negócio para acompanhar esses movimentos? Como empreender com mais segurança num cenário de tantas incertezas? A proposta de valor da empresa está alinhada com as necessidades do cliente e do mercado? Que atitudes ou habilidades precisam ser desenvolvidas? Diante dessas dúvidas, a palavra de ordem é estar ‘preparado’ para um aprendizado contínuo que vai além dos conhecimentos técnicos”, finaliza Jane.
Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
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