Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Cães e gatos juntos dá certo? Saiba como socializá-los

Um desafio para os tutores, a adaptação entre cão e gato pode trazer grandes resultados e uma bela parceria entre os pets
Por Equipe Cães&Gatos
cachorro e gato
Por Equipe Cães&Gatos

Acostumar gato com cachorro pode ser um desafio e tanto para os tutores dos dois bichinhos. A rivalidade entre esses dois pets é conhecida há anos, retratada em muitos desenhos animados na TV. Porém, nem todos os gatos e cachorros se odeiam, alguns só precisam se acostumar uns com os outros. 

- PUBLICIDADE -
Trazer um novo pet para casa é sempre um grande desafio, nem todos os animais se dão bem logo de primeira (Foto: Divulgação)

É possível acostumar gato com cachorro? 

O mito de que eles não se dão bem vem de anos atrás, é bem comum que muitas pessoas tenham essa ideia sobre eles. É um comportamento natural deles todo esse estranhamento, já que ambos têm comportamentos bem diferentes um do outro. 

Os cachorros são agitados, brincalhões e às vezes um pouco agressivos. Já os gatos são bem calmos, caseiros e um tanto quanto indiferentes às coisas ao seu redor. Pelo fato de serem tão distintos, os gatos são territorialistas e os cachorros são mais sociáveis, o que pode levar a muitos conflitos. 

Porém, é bem mais comum que toda essa história venha de experiências pessoais de cada tutor e também de histórias que foram se popularizando ao longo dos anos. Portanto, os gatos e os cachorros têm sim um estranhamento natural entre eles, mas é sim possível acostumar gato com cachorro. Cada animal tem suas características próprias, mas isso não quer dizer que eles não possam conviver em harmonia. 

Para que essa convivência ocorra, é preciso seguir alguns passos importantes antes de adotar outro animal e tentar acostumar gato com cachorro. Os conflitos vão existir dentro de qualquer convivência, mesmo ela sendo amigável, isso você deve ter em mente. 

Como acostumar gato com cachorro? 

Acostumar gato com cachorro é sim possível, contanto que seja feito da forma correta para não irritar os nossos amiguinhos. Sempre que você for adotar um novo companheiro para o seu lar, é importante que tente ir devagar. Muitas vezes, o pet que já mora conosco vai aceitar muito bem a nova situação em que se encontra. Gatos e cachorros não são inimigos mortais, eles são animais com suas diferenças e particularidades. Assim, pode levar tempo para que eles fiquem confortáveis na presença um do outro, isso é normal. 

Porém, com o passar do tempo, eles podem se acostumar um com o outro, mas é preciso utilizar técnicas para te ajudar nesse processo. Claro, elas podem não funcionar em 100% dos casos, mas, muitas vezes, já ajudam bastante, pelo menos no início da socialização do gato com o cachorro. 

Os gatos e os cachorros têm sim um estranhamento natural entre eles, mas é sim possível acostumar gato com cachorro (Foto: Divulgação)

1. Reforço positivo

Trazer um novo pet para casa é sempre um grande desafio, nem todos os animais se dão bem logo de primeira, e acostumar gato com cachorro pode demandar tempo. Porém, se tem algo que pode ajudar nessa missão é o reforço positivo. A cada boa interação, recompense seus amiguinhos. Reserve um momento do dia para acompanhar seu gato e seu cachorro na socialização. Assim, se eles se comportarem, não brigarem e tentarem realmente conhecer um ao outro, aplique o reforço positivo. 

Esse reforço positivo nada mais é que oferecer recompensas para estimular bons comportamentos. Essa técnica é muito utilizada com os animais, para facilitar sua obediência e boa interação. Portanto, para acostumar gato com cachorro, é legal que você utilize o reforço positivo sempre que eles se comportarem como o desejado. Assim, eles vão saber que se eles se comportarem um com o outro, serão recompensados. 

  • Lembre-se que qualquer interação deve ser feita aos poucos para não assustar nem o gato e nem o cachorro. 

2. Espaços separados

Os gatos são muito territorialistas, então, não é bom que um novo morador invada o espaço dele e atrapalhe sua rotina de forma abrupta. Eles são animais rancorosos e podem ficar muito estressados com a presença de outro pet, ainda mais de um cachorro. Assim, é muito importante que você forneça espaços separados para os seus bichinhos ficarem. 

Nesse caso, dividir um ambiente não é uma boa opção, eles podem não se acostumar um com o outro. Portanto, é legal que cada um tenha seu espaço, seja para descansar, se alimentar ou realizar as necessidades fisiológicas. Também é importante que a socialização seja realizada em um local neutro, que nunca seja no cantinho do outro. Ou seja, não leve o cachorro para interagir com o gato no local onde este costuma passar o tempo. 

Os cachorros são curiosos, eles vão querer explorar e cheirar tudo, o que pode incomodar o gato. E um gato incomodado não é receptivo para nada e nem ninguém. Portanto, se você deseja que ambos se acostumem com a presença um do outro, é interessante que eles tenham espaços separados e, quando forem interagir, sejam levados para um local neutro. 

Acostumar gato com cachorro não é algo fácil, pois eles podem se estranhar muito, principalmente no início das interações (Foto: Divulgação)

3. Paciência sempre

Acostumar gato com cachorro não é algo fácil, pois eles podem se estranhar muito, principalmente no início das interações. Por isso, é fundamental que você tenha paciência com eles, essa amizade não vai acontecer de uma vez. É preciso ir com calma, ter paciência, não se estressar com as possíveis brigas e sempre incentivar a boa relação aos pouquinhos.

4. Comece a apresentação aos poucos

Quando for levar um novo pet para casa, é importante que você comece aos poucos a apresentação dele para o seu animal antigo. Então, ao levar um cachorro para uma casa onde já tem um gato, vá apresentando ele aos poucos. Durante o dia a dia, leve-os para interagir um pouco, e se você notar que estão se estranhando, coloque cada um em um cômodo diferente. Realize pequenas interações entre eles para então, devagar, eles se acostumarem um com o outro.

5. Não priorize só um animal

Para que um se acostume com o outro é importante que você não faça distinções e nem priorize só um animal. Os pets podem ser muito ciumentos, ainda mais aqueles que já estão na família há um tempo. Assim, se um novo animal chegar em casa e você só der atenção a ele, o pet que você já tem pode se sentir enciumado e ameaçado. 

Isso vai prejudicar muito o relacionamento entre eles, por isso, você deve dar tratamento igual para ambos e nunca priorizar só um deles. Para acostumar gato com cachorro você precisa sempre ter paciência e sempre dar pequenos passos para que eles se acostumem um com o outros.

Fonte: Portal do Dog, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Você sabia que cães e gatos também podem ter diabetes?
OAB Goiás e OAB DF se unem em campanha contra o abandono de animais
Seu cão dorme em cima da sua roupa? Entenda melhor este comportamento

Compartilhe este artigo agora no