Opções
Pets e Curiosidades

Santuário lança campanha para custear transferência do elefante Sandro

Após 40 anos vivendo no Zoológico Quinzinho de Barros, animal de grande porte passará por processo de aclimatação antes de viajar rumo a um recinto 30 vezes maior

Santuário lança campanha para custear transferência do elefante Sandro
Por Equipe Cães&Gatos
31 de agosto de 2026

O Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado na Chapada dos Guimarães (MT), deu início a uma campanha on-line para ajudar a custear a complexa operação de transferência do elefante Sandro. O animal vive há cerca de 40 anos no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP).

A vaquinha virtual tem como meta arrecadar R$ 30 mil para auxiliar nas despesas logísticas e na adaptação do novo espaço. O custo total do transporte e da infraestrutura pode chegar a R$ 200 mil.

Segundo a equipe técnica do SEB, a caixa de transporte e os profissionais devem chegar ao zoológico de Sorocaba na primeira quinzena de setembro. A partir de então, o animal passará por um processo gradual de aclimatação para se acostumar com a estrutura antes de pegar a estrada.

Logística e estrutura adaptada para a viagem de dois dias

A viagem rumo ao Mato Grosso deve durar aproximadamente dois dias. Para garantir a segurança e o bem-estar do elefante durante o trajeto, uma caixa de transporte especial foi desenvolvida com 5 metros de comprimento, 3,5 metros de altura e 2,5 metros de largura — dimensões semelhantes às do recinto atual de Sandro.

A estrutura conta com características específicas de segurança e conforto:

  • Climatização reforçada: o container será equipado com dois aparelhos de ar-condicionado para amenizar as altas temperaturas da região Centro-Oeste nesta época do ano;

  • Mobilidade controlada: a caixa permite pequenos passos para a frente e para trás, mas impede que o animal vire de corpo inteiro, evitando movimentações bruscas que poderiam desequilibrar ou tombar o caminhão;

  • Posição em pé: Sandro fará o percurso em pé. De acordo com a biologia da espécie, elefantes conseguem caminhar por dias em processos migratórios na natureza, tornando o período de viagem seguro para sua fisiologia.

elefante Sandro
Elefante vive atualmente, no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, há cerca de 40 anos (Foto: Thaís Verderamis)

Novo recinto 30 vezes maior e cuidados com a saúde

No Mato Grosso, Sandro viverá em uma área de 30 hectares — um espaço cerca de 30 vezes maior do que seu recinto em Sorocaba. O local abriga atualmente seis fêmeas da mesma espécie (elefante-asiático), que ficam em habitats separados para respeitar a dinâmica natural da espécie e evitar a reprodução.

Por apresentar perda de dentes devido à idade, o animal continuará recebendo alimentação especial picada no Santuário. Contudo, ele terá a oportunidade de explorar a vegetação nativa do cerrado com autonomia, buscando brotos, flores e alfafa, além de passar por acompanhamento veterinário contínuo para avaliar sua saúde física.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul, adaptado pela equipe Cães&Gatos.