“Nenhum operador logístico conhece a América Latina como nós”. É o que a Solistica, empresa com experiência logística na distribuição de produtos de variados segmentos, entre eles, saúde e pet food, propaga.
O modelo de negócio da Solistica integra transporte, armazenamento e outros serviços de valor agregado, contando com tecnologia de ponta, eficiência operacional e gestão comercial.

Neste mês, a Mars, detentora das marcas Pedigree, Whiskas, Dreamies e Optimum, anunciou um investimento de R$ 30 milhões na inauguração de sua primeira operação em Extrema (MG) e quem está por trás da operação é a Solistica. Questionado sobre como a Solistica contribuiu para o desenvolvimento desse novo Centro de Distribuição, o diretor Comercial da empresa, Diogo Steola, afirma que o desafio sempre é buscar algo que faça sentido do ponto de vista comercial e que, ao mesmo tempo, entregue operacionalmente o que o cliente precisa e quer. “Conseguimos realizar um projeto em um espaço otimizado, com sistema integrado, garantindo toda a eficiência necessária neste tipo de operação”, garante.
O executivo conta que, usualmente, a empresa estuda as melhores formas de otimização de espaço e utilização de todos os recursos envolvidos na operação (equipamentos de movimentação, docas, equipe, sistemas, etc.). “Dessa forma, conseguimos viabilizar operações eficientes, o que garante o nível de serviço e custo competitivo. A experiência no segmento conta muito quando avaliamos novos projetos, dado às características de movimentação, sazonalidade e qualidade requeridos neste segmento”, compartilha.
Em relação aos segmentos, Steola comenta que o setor pet no Brasil vem crescendo muito, há mais de 10 anos, com especial destaque aos anos de pandemia, onde o mercado explodiu. “De lá para cá, o segmento vem se transformando, buscando atender as diferentes necessidades do consumidor e capilarizar ainda mais o atingimento dos produtos de nutrição/alimentação. “A Solistica, atuando em mais de 60 pontos operacionais no país, com capilaridade operacional e tecnologia, consegue colaborar para este crescimento de maneira contínua. A parceria com a Mars é um exemplo, uma vez que estamos juntos há mais de 10 anos e operamos em três Estados diferentes”, revela.
Eficiência logística

Diogo Steola declara que os desafios para um Centro de Distribuição são sempre a busca por eficiência, que passa pelo local ideal e estrutura adequada para operar, tendo a capacidade de atender os volumes e perfil das vendas do cliente. “Extrema (MG), especialmente, traz alguns desafios voltados à gestão de equipe, notoriamente conhecidos do mercado e de quem atua naquela localidade, assim, garantir as melhores pessoas com nível de satisfação elevado é uma dinâmica necessária para que a operação não sofra”, avalia.
Ele ainda informa que a Solistica, além de toda a experiência no segmento, dedica de maneira integral um time de suporte e de gestão em todas as implantações, o que permite um ramp up, ou seja, ampliar a distribuição com qualidade e bom planejado. “A integração sistêmica e a gestão com base em indicadores dão o norte das implantações, o que permite um acompanhamento em real time e o compartilhamento de dados com cliente, que suporta as tomadas de decisão”, destaca.
Segundo o porta-voz, a empresa cresceu muito no último ano, tanto junto com os clientes da carteira atual, quanto com novas marcas de mercado. “Conseguimos executar o planejamento estratégico e avançar em diversas localidades do país. Para 2025, a empresa pretende continuar crescendo nas principais regiões, com novos CDs e malha de distribuição diferenciada, agregando competitividade comercial e excelência operacional. Além disso, continuamos com foco nas práticas de ESG, que ajudam a sustentar nosso crescimento e dar segurança técnica a nossos clientes”, conclui.
FAQ
Qual foi o papel da Solistica no desenvolvimento do novo Centro de Distribuição da Mars em Extrema (MG)?
A Solistica contribuiu ao projetar uma operação otimizada com sistemas integrados, garantindo eficiência e atendendo às necessidades específicas do cliente, como espaço adequado, equipamentos e gestão operacional eficiente.
Como a Solistica apoia o crescimento do mercado pet no Brasil?
Com mais de 60 pontos operacionais no país, a Solistica oferece capilaridade logística e tecnologia, permitindo a distribuição eficiente de produtos de nutrição pet. A parceria com a Mars, que já dura mais de 10 anos, é um exemplo desse suporte.
Quais os desafios enfrentados pela Solistica em operações em Extrema (MG)?
A gestão de equipes é um dos principais desafios, exigindo estratégias para manter a satisfação dos colaboradores. Além disso, a empresa garante a eficiência operacional com suporte dedicado, integração sistêmica e acompanhamento em tempo real para tomadas de decisão assertivas.
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