in

Terapia assistida com cães melhora saúde de adolescentes com distúrbios alimentares

Estudo mostra que melhoria mais clara foi apresentada nos itens relacionados com a desconfiança nas pessoas

Um estudo espanhol revelou que a terapia assistida com cães melhora a saúde de adolescentes com distúrbios alimentares. A investigação, do Niño Jesús University Children’s Hospital, da Universidade Rey Juan Carlos e da Purina, propôs-se investigar os benefícios na sintomatologia, bem como em variáveis de saúde mental como ansiedade, qualidade de vida, força ou composição corporal que os cães terapêuticos fornecem a estes jovens.

O estudo detectou uma melhoria do estado de ansiedade de 6,1 pontos (medido com a escala STAI-C) após a terapia assistida face à melhoria de 0,5 no grupo de controle.

A melhoria mais clara foi apresentada nos itens relacionados com a desconfiança nos outros, receios em relação às sensações sobre o seu próprio corpo e medo das mudanças corporais (também medidos por meio de questionários pré e pós terapia em ambos os grupos).

Foi, também, identificada uma melhoria da composição corporal e do peso do grupo alvo desta terapia em relação ao grupo de controle, progredindo 0,6 entre o momento pré e o pós das sessões. 

Este estudo foi realizado com 32 adolescentes com menos de 18 anos diagnosticados com distúrbios alimentares, divididos em dois grupos, que continuam o seu tratamento no Niño Jesús University Children’s Hospital. Foi constituído por 24 sessões semanais, realizadas entre abril e dezembro de 2021. Cada sessão teve a colaboração/apoio de um psicólogo especialista em Intervenção Assistida Animal (IAA), dois técnicos da IAA e dois cães.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Buscar informações antes de adotar um pet é fundamental para evitar o abandono

Veterinário aborda a importância da vacinação contra a raiva para os pets e seus tutores

Doutorando da UFMG faz descoberta inédita sobre a piometra, infecção uterina em cães

(Foto: reprodução)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ouriço africano

Em artigo, veterinário aborda os principais cuidados com o ouriço pigmeu africano

Maine Coon

Gatos de raças exóticas e raras são apresentados em evento na cidade de Sorocaba (SP)