in ,

Univasf debate Diretrizes Curriculares da Veterinária em evento on-line e gratuito

Encontro virtual ocorre nos dias 11 e 12 de maio, no canal do YouTube da universidade

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza, nos dias 11 e 12 de maio, o Encontro Virtual: discutindo as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da Medicina Veterinária. A abertura do evento contará com a participação da médica-veterinária e professora Maria José de Sena, presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV).

“A proposta das novas DCNs é inserir a formação do futuro profissional nos avanços contemporâneos de formação ética, humanística, de sustentabilidade e saúde única, dentre outros, presentes transversalmente durante toda a sua formação, e é baseada no desenvolvimento de habilidades e competências”, explica Maria José.

O evento será on-line e aberto a docentes e discentes do curso de Medicina Veterinária interessados em debater os impactos das novas DCNs e seus avanços. Os interessados poderão assistir ao encontro virtual pelo canal da Capacitação Univasf no YouTube, das 18h30 às 21h30. 

Evento será on-line e aberto a docentes e discentes do curso de Medicina Veterinária interessados no assunto (Foto: reprodução)

Novas DCNs.

Em agosto de 2019, o Ministério da Educação homologou as novas DCNs do curso de graduação em Medicina Veterinária e deu prazo de dois anos para as Instituições de Ensino Superior (IES) se adaptarem às novas exigências. Uma das principais alterações foi o estágio em formação em serviço, com exigência de trabalho prático dos estudantes nos últimos dois semestres do curso.

As novas diretrizes também deixam claro que a atividade prática com a presença de animais é indispensável, com casuística adequada para aprendizagem. Ainda reforçam a utilização de metodologias ativas durante a formação, com a existência de programa permanente de avaliação e formação do corpo docente das IES, além de regulamentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e destacar a relevância dos estágios curriculares e atividades complementares.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Oftalmologista precisa de conhecimento e empatia em casos de perda de visão dos pets

Sistema CFMV/CRMVs lança campanha “Zootecnista é gente que faz acontecer”

Comitê Global de Nutrição da WSAVA lança novos recursos para uma nutrição otimizada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comitê Global de Nutrição da WSAVA lança novos recursos para uma nutrição otimizada

Pós-graduandos de Veterinária da Unesp criam cartilha sobre saúde mental na pandemia