Em cerimônia, foi inaugurado o Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Com área de mais de 3,6 mil metros quadrados, o local está sediado no bloco 46 do Campus-sede e promete ser referência para a Serra e para o Estado, sendo um dos maiores do Brasil.
O IHVET vai abrigar a clínica de pequenos animais e vai ampliar os serviços oferecidos para a comunidade. Contará com atendimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e práticas laboratoriais voltadas aos animais e também a formação de profissionais de Medicina Veterinária. No mesmo bloco, salas de aula devem centralizar as turmas da graduação e terá sede a coordenação de curso.
Foram investidos R$ 12 milhões para tirar o projeto do papel, com a aprovação e autorização do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS). O planejamento para ter o complexo existia desde 2015.
O hospital veterinário está junto com os outros espaços da Universidade voltado aos animais, como o Museu de Ciências Naturais, o Jardim Zoológico e a estrutura do curso de Medicina Veterinária, que conta com cerca de 700 estudantes.
O Instituto Hospitalar Veterinário possui uma estrutura modelo em saúde animal no Brasil. O espaço vai qualificar ainda mais o Complexo de Saúde Animal da UCS. Além do atendimento de animais domésticos, os locais foram pensados para intervenções clínicas e cirúrgicas de animais silvestres de pequeno porte sob demanda de órgãos públicos ambientais e de animais de estimação não-convencionais.
Fonte: Grupo Solaris, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Médica-veterinária fala sobre esporotricose e melhor opção de tratamento
Veterinários devem ter atenção ao distinguir lesão na boca de felinos entre benignas e malignas
USP e Prefeitura de São Paulo firmam convênio para oferecer tratamento gratuito a cães e gatos