Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Uso inadequado de produtos veterinários causa risco à saúde humana

Medicamentos não foram desenvolvidos e testados em pessoas
Por Equipe Cães&Gatos
farmaceutico-no-trabalho
Por Equipe Cães&Gatos

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) esclarece que o uso inadequado de produtos veterinários em seres humanos representa uma ameaça à saúde pública. 

As formulações específicas e dosagens destinadas a animais podem ser prejudiciais quando aplicadas em humanos, resultando em efeitos adversos, intoxicações e complicações. A falta de consciência sobre essas diferenças e a automedicação exacerbam esses riscos, evidenciando a necessidade urgente de educação.

Medicamentos veterinários podem ser fabricados com requisitos de qualidade diferentes daqueles exigidos para os de uso humano (Foto: reprodução)

O Conselho esclarece que o uso inadequado de produtos veterinários em seres humanos representa uma ameaça à saúde pública. Ainda, cabe ressaltar que o uso de medicamentos veterinários por humanos não é seguro, além de não haver um estudo científico de que ele possa trazer benefícios.

Isso porque esses medicamentos não foram desenvolvidos e testados em humanos, ou seja, não existem dados que atestem a segurança e a eficácia do uso dessas formulações em pessoas. Além disso, os medicamentos veterinários podem ser fabricados com requisitos de qualidade diferentes daqueles exigidos para os de uso humano.

Neste contexto, é importante compreender a distinção entre os órgãos reguladores: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), responsável pela regulamentação de medicamentos veterinários, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), encarregada da regulamentação de produtos de uso humano.

Fonte: CRMV-RJ, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinárias citam principais doenças infecciosas em cães e gatos recém-nascidos 

Umami: o quinto sabor básico é o preferido dos pets

Gatos na fila de adoção podem ser “apadrinhados” no Natal

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!