in

Veterinária aponta prevenção como melhor forma de combater tosse dos canis

Doença é altamente contagiosa entre os animais

Assim como para os humanos, a chegada do inverno pode significar o acometimento por alguns problemas de saúde, como a tosse dos canis aos cães. Por isso, a prevenção é a melhor forma de combater a doença.

Chamada na literatura de Traqueobronquite infecciosa canina e Doença Respiratória Infecciosa Canina (DRIC), a tosse dos canis é uma doença altamente contagiosa entre os animais, afetando o sistema respiratório e é causada por agentes bacterianos e virais, sendo os mais comuns os vírus da parainfluenza e adenovírus tipo 2, e a bactéria Bordetella bronchiseptica.

Segundo a médica-veterinária da Unidade de Apoio Veterinário (UNA), de Sorocaba (SP), Larissa Aparecida Nunes de Oliveira, problema tem a tosse como sinal mais comum, com secreção ou não, que, geralmente, aparece entre cinco e sete dias após o contato com outro cão.  

Atenção:

Ainda de acordo com ela, a doença se desenvolver quando o animal possui um histórico de contato com tais agentes causadores, ou seja, contato com outros animais ou locais que estejam infectados com esses agentes, como em casos de animais que frequentam pet shop, creches, locais públicos (praça, shopping, rua).

“Quanto maior a aglomeração, maior a exposição e maior a chance de contágio, principalmente nos casos de animais mais debilitados, que tenham alguma doença prévia, sejam muito jovens ou idosos, ou que não sejam vacinados”, diz a profissional.

Quer saber outras formas de contornar a doença, além da ida a locais públicos? Leia a reportagem completa na editoria Clínica Médica, da edição de junho da C&G VF, clique aqui.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

LEIA TAMBÉM:

Colégio de Oftalmologia Veterinária divulga datas para congresso e prova de especialista

PET South America e PET VET divulgam calendário de ações de negócios para este ano

Profissionais comentam a importância do título de especialista para Veterinária do Coletivo

(Foto: C&G VF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VETNIL

Como patrocinadora ouro, Vetnil marcou presença no Congresso ABQM

Lei em Campo Grande (MS) permite registro oficial de cães e gatos