Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

Veterinária destaca a importância de check-up anual para a saúde dos pets

O check-up anual é realizado em quatro etapas e deve ser feito por um veterinário de confiança
Por Equipe Cães&Gatos
foto-consulta
Por Equipe Cães&Gatos

Tal como acontece com os seres humanos, é essencial que os animais de estimação recebam cuidados médicos regulares para garantir uma vida longa e saudável. O check-up anual é uma consulta abrangente que permite ao veterinário avaliar a saúde geral do animal, identificar doenças em estágios iniciais e prevenir problemas futuros. Uma pesquisa conduzida pelo Royal Veterinary College examinou a saúde de 5.000 gatos ao longo de cinco anos e constatou que aqueles que passaram por check-ups anuais apresentaram 20% menos chances de morrer prematuramente.

Segundo a médica-veterinária do Centro de Medicina Veterinária da Unifametro, Sheila Nogueira Saraiva da Silva, os filhotes devem ir com frequência, durante a primeira fase da vida, para a  realização de procedimentos de prevenção como vermifugação e vacinas. No caso dos felinos, é importante realizar o testes imunológicos para saber se o paciente é portador ou não dos vírus da FeLV (Vírus da leucemia felina) ou FIV (Vírus da imunodeficiência felina). 

“Na vida adulta, o ideal é realizar check-up anual, atualizar as vacinas, acompanhar frequência dos cios, discutir a importância da castração  e saber se houve alguma alteração durante este período, e será avaliado na consulta se há a necessidade de realização de algum exame complementar”, reforça a veterinária.  

As doenças que mais afetam pets por falta de consultas anuais são doenças renais, cardíacas, diabetes, câncer e parasitas (Foto: reprodução)

O check-up anual é realizado em quatro etapas: exame físico completo; verificação da carteira de vacinação; realização de exames complementares e recomendações de cuidados preventivos. “Esse processo não se resume apenas a um exame físico, mas sim a um conjunto de procedimentos que visam avaliar a saúde geral do pet em detalhes”, enfatizou Sheila. 

Ela ainda destaca que as doenças que mais afetam pets por falta de consultas anuais são doenças renais, cardíacas, diabetes, câncer e parasitas, como pulgas, carrapatos e vermes, que podem ser facilmente detectadas e prevenidas com check-ups regulares. As consultas e exames regulares promovem diversos benefícios do check-up anual que ajudam no bem-estar e saúde dos pets, como:  

  • Detecção precoce de doenças: Permite iniciar o tratamento precocemente, aumentando as chances de cura e diminuindo os custos com tratamento;  
  • Prevenção de doenças: Possibilita a aplicação de vacinas, vermifugação e outros cuidados preventivos; 
  • Monitoramento da saúde: Permite acompanhar a saúde geral do pet e identificar qualquer problema de saúde em seu início; 
  • Promoção da qualidade de vida: Garante que o pet tenha uma vida mais longa e saudável. 

“O check-up anual é um investimento na saúde e bem-estar do seu pet. Ao levar seu animal para uma consulta regular com o veterinário, você estará garantindo uma vida longa e feliz para o seu melhor amigo”, finaliza.

Fonte: Unifametro, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:

Intoxicação por chocolate em cães e gatos: quais os riscos e sinais clínicos?

Veterinário fala sobre a disfunção cognitiva canina 

Conselho Nacional aprova projeto de canis e gatis em presídios

Compartilhe este artigo agora no