Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Viagem com pets pode ser mais calma com uso de suplementos

Profissional explica como suplementação alimentar controla efeitos de ansiedade e estresse que podem ser causados durante viagens
Por Equipe Cães&Gatos
viagem
Por Equipe Cães&Gatos

Com a chegada das férias escolares, muitos tutores decidem viajar acompanhados dos pets. Afinal, eles são parte da família. No entanto, o deslocamento pode ser um momento desagradável para os animais – especialmente aqueles ainda não habituados ao transporte. “Estar em um ambiente considerado estranho é estressante para cães e gatos. Eles ficam agitados e podem ter enjoo. Para minimizar os efeitos negativos, a recomendação é oferecer alimentação para cães até quatro horas antes da saída e, para gatos, até duas horas”, explica a médica-veterinária e gerente de Produtos de Animais de Companhia da Pearson Saúde Animal, Juliana Novelli.

O estresse da viagem pode prejudicar os roteiros feitos por avião, já que as companhias aéreas podem barrar a entrada dos pets nas aeronaves mesmo com a documentação regularizada se eles estiverem muito agitados. Caso seja viagem de carro, é necessário se atentar para o conforto deles. De preferência, sempre levá-los em caixa de transporte ou no banco de trás com cinto de segurança. As janelas devem permanecer fechadas e os animais presos para não atrapalhar a direção e evitar acidentes.

Os animais devem ser levados em caixa de transporte ou no banco de trás com cinto de segurança
(Foto: reprodução)

Existem maneiras de ajudá-los a passar por esse processo com menos sofrimento. A suplementação nutricional tem resultados positivos se contiver vitaminas que contribuem para a produção da melatonina e serotonina. “Fórmulas que incluem L-Triptofano, vitaminas e minerais, que ajudam na produção destes hormônios. A serotonina é o hormônio responsável por regular processos fisiológicos, como as funções cognitivas, estados emocionais e comportamentais. Já a melatonina atua em sinalizações cronobiológicas, como no controle de distúrbios do sono, fobias e ansiedade”, detalha Juliana.

Assim como os humanos, cães e gatos têm personalidades diferentes e características individuais. Pensando no bem-estar dos melhores amigos de quatro patas, a Pearson Saúde Animal desenvolveu Nutricore Zen. O produto é indicado para pets que ficam agitados em situações que fogem da rotina – como viagens e até idas ao veterinário. “Por ser considerado coadjuvante na redução dos sintomas de ansiedade e estresse, é recomendável que a dosagem de Nutricore Zen seja distribuída até 15 dias antes da viagem, para que na data marcada os animais estejam com sono regulado e adaptados a situações adversas. Paradas durante a viagem também são positivas para o relaxamento e fundamentais para os pets se alongar e fazer as necessidades”, conclui a médica-veterinária.

Apesar de Nutricore Zen não ser medicamento, é necessário sempre consultar profissionais da veterinária para adaptar os cuidados com cada animal, de acordo com suas necessidades e histórico de saúde e comportamento.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Oncologia veterinária também demanda empatia com tutores

Julho Dourado alerta sobre a importância da imunização de cães e gatos

FMVZ-USP lança curso de MBA em Mercado Pet

Compartilhe este artigo agora no