Você sabe com quantos meses castra gato? Se você tem um gatinho filhote, com certeza já deve ter tido essa curiosidade. Mas afinal, qual a importância de castrar um gato? Essa é a pergunta que você deve fazer antes de pensar em castrá-lo.
Qual a importância de castrar o gato?
A castração é algo muito importante. Consiste em um processo que deve ser realizado por profissionais responsáveis e de sua confiança, lembre-se disso. É de conhecimento geral que quando um gato é castrado ele perde a capacidade de ter filhotes. As fêmeas não vão engravidar e os machos não se reproduzem. Assim sendo, a castração é uma cirurgia que vai remover os órgãos reprodutivos dos gatinhos.
É realizado para evitar que ocorra uma reprodução sem controle por parte dos animais. Muitos animais se reproduzem no período do cio e os seus tutores não têm condições de cuidar dos filhotes. Alguns tutores conscientes promovem adoção e outros, irresponsáveis, abandonam os filhotes. Por isso, muitos tutores preferem a castração para evitar que nasçam novos filhotes que eles não vão dar conta de cuidar.
No mais, a cirurgia de castração é um processo geralmente tranquilo e muito benéfico para os animais. Nos machos, a recuperação é ainda mais fácil e rápida, nas fêmeas, pode demorar mais um pouco. Mas, no geral, é uma cirurgia segura, desde que realizada com profissionais qualificados. Por fim, a castração é um processo simples e seguro, também muito benéfico para o tutor e o gato, afinal, é cansativo para as gatas terem muitos filhotes. E ainda, a castração pode ajudar a combater uma série de doenças, inclusive aquelas que poderiam ser contraídas durante o cruzamento dos animais. Legal, não é mesmo?
Com quantos meses castra gato?
Chegamos agora a um questionamento muito importante: “Com quantos meses castra gato?” Essa dúvida é bem comum quando se tem gatos filhotes em casa, e você deseja resolver essa questão o quanto antes. Cada veterinário vai ter uma opinião sobre o assunto, levando em consideração não só a idade do pet, mas também seu histórico de saúde e outros detalhes.
Assim, o período mais recomendado para castrar o gatinho é entre seus seis e oito meses de vida, pois é quando o gatinho está entrando na fase da puberdade. Outros profissionais realizam a castração dos gatos após os quatro meses de idade. Mas ressaltamos que você deve sempre buscar um profissional que te oriente melhor. Por isso, é interessante castrá-lo o quanto antes, se isso for possível dentro de suas condições. Não espere que seu gato fique adulto para que isso ocorra. Quando o gato estiver entrando na puberdade, saiba que esse é um ótimo momento para levá-lo para ser castrado.
Vantagens de castrar o gato
Você e o seu veterinário vão decidir juntos com quantos meses castra o gato, qual o momento adequado para fazer isso e se o organismo do seu gato já está pronto.
Dentre as vantagens de castrar o gato podemos destacar:
- Um gato castrado tem uma maior expectativa de vida;
- Gatos castrados não se reproduzem, portanto, contribuindo com a redução da população de gatos na rua;
- Previne infecções uterinas em gatas fêmeas e também tumores, tanto no útero quanto na mama;
- Gatos que são castrados são mais tranquilos e que fogem menos de casa;
- Evita também doenças contagiosas.
São excelentes vantagens, não é mesmo? Os gatos merecem uma melhor qualidade de vida e a castração oferece uma excelente vida para os gatinhos. Evitar doenças, evitar superpopulação de gatos na rua e também prolongar a vida dos gatinhos são coisas muito positivas e devem ser levadas em consideração.
Fonte: Portal do Dog, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Vermifugação de gatos filhotes deve ocorrer entre 15 e 30 dias após o nascimento
Veterinária mostra como escolher o alimento ideal para gatos e cães filhotes
Osteodistrofias em filhotes de cães e gatos podem ser causadas pela nutrição desbalanceada