Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Você sabe por que os cães mordem o próprio rabo?

O comportamento de "perseguir" o próprio rabo é identificado em diversos cães, mas entender o motivo é importante e pode dizer muito sobre a saúde e bem-estar do animal
Por Equipe Cães&Gatos
cachorro e rabo
Por Equipe Cães&Gatos

No início da vida, os filhotes fazem bastante isso, como brincadeira e descoberta de si e do mundo. Tem alguns cachorros que rodam tanto que parecem um peão. Mas na maioria das vezes, esse comportamento some conforme eles vão crescendo e gastando energia com outras descobertas.

- PUBLICIDADE -

Mesmo assim, ele pode continuar e aí é preciso observar alguns pontos importantes!

Já que algumas raças têm uma propensão genética a comportamentos compulsivos, e perseguir o rabo pode se tornar algo que o animal precisa fazer pra compensar alguma coisa que o incomoda. Geralmente, cachorros que passeiam pouco e ficam muito tempo sozinhos, sem ter onde gastar toda a sua energia, além de poder desenvolver depressão, ansiedade e comportamentos destrutivos, também podem desenvolver comportamentos compulsivos.

Um cachorro feliz é tão importante quanto um cachorro saudável (Foto: Divulgação)

Por isso que é muito importante o passeio e exercícios pro animal. Assim como todos os médicos de humanos recomendam exercícios pra gente, é a mesma coisa com os animais! Ainda assim, podem existir mais motivos pra essa perseguição giratória.

O cachorro pode estar tentando chamar a atenção dos seus humanos e, sem saber, quando o humano briga com ele ou acha engraçado, acaba reforçando esse comportamento, pois o cachorro recebe o que queria….a atenção. Nesses casos, o indicado é ignorar, fingir que não viu e não brigar nem elogiar. Também pode acontecer de existir alguma alergia ou machucado na cauda do animal, aí ele persegue pra tentar coçar. Quando isso acontece, provavelmente o local onde existe o problema apresenta uma perda de pelos.

Pode ser também que tenha pulgas ou carrapatos no rabo dele, inclusive se ele estiver mordendo o próprio rabo ele pode estar te falando que está com essas pragas. Além da falta de exercício causar tudo o que foi pontuado, também pode causar ansiedade, tendo como sintoma esse “gira gira” todo.

Estresse, parasitas ou muita energia podem ser alguns dos motivos para esse comportamento (Foto: Divulgação)

Mas, às vezes também pode ser que ele faça isso porque está entediado. Em animais idosos, a causa pode ser ainda mais preocupante, pois pode estar associada a problemas neurológicos. Sabe quando o animal fica batendo a cabeça na parede ou fica desorientado? Pois é, a demência e a senilidade também existem no mundo animal.

Então a resposta pra essa pergunta seria: não existe um único motivo!

Pode depender de uma série de fatores, como: dos acontecimentos recentes, do modo de vida, do estado emocional, da idade e da saúde do cachorro. Muitas vezes, será necessário ou ter mais de um animal, pra eles se fazerem companhia, ou deixar seu cachorro numa creche para que ele gaste energia e evitar esse tipo de comportamento…nas duas opções existe um gasto e um esforço considerável.

E lembre-se: um cachorro feliz é tão importante quanto um cachorro saudável e observar o comportamento dele todos os dias, pra conhecer bem, pode salvar a vida do seu amigão. Em caso de dúvidas sobre a saúde do seu pet, busque sempre a orientação de um médico-veterinário, que irá poder te auxiliar a solucionar os problemas.

Fonte: Manual Pet, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Conheça algumas diferenças entre gatos machos e fêmeas
Entenda quais doenças podem atingir animais resgatados das enchentes
Você sabe quanto tempo dura o cio de uma cachorra? Conheça mais sobre essa fase

Compartilhe este artigo agora no