Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Má higiene bucal pode afetar a saúde dos pets

Os impactos da saúde oral vão além da boca, afetando o bem-estar geral e a saúde sistêmica dos animais de estimação
Por Equipe Cães&Gatos
cachorro escova dente
Por Equipe Cães&Gatos

Escovar os dentes dos pets deve ser uma parte essencial do cuidado com a saúde dos animais de estimação. Assim como os humanos, eles podem desenvolver problemas bucais, como acúmulo de placa bacteriana, doenças gengivais e mau hálito. No entanto, adaptar o animal à escovação pode exigir paciência e uma abordagem gradual por parte dos tutores. “A escovação regular ajuda a prevenir o acúmulo de placa bacteriana, que pode levar a doenças periodontais, gengivite e, em casos graves, perda dentária”, explica a médica-veterinária Stefanie Poblete, coordenadora de produtos da Linha Pet da Syntec.

- PUBLICIDADE -

Problemas bucais em pets vão além dos danos aos dentes e gengivas. A doença periodontal, por exemplo, pode resultar em complicações mais amplas. Essa inflamação crônica pode ter um impacto profundo na saúde geral do animal e afetar outros sistemas como cardiovascular e renal. “Além disso a inflamação pode causar muito desconforto no pet que muitas vezes deixa de se alimentar”, alerta a veterinária.

Escovar os dentes dos pets deve ser uma parte essencial do cuidado com a saúde dos animais de estimação (Foto: Reprodução)

Stefanie explica que manter uma boa saúde bucal nos pets exige a escovação correta dos dentes e a criação desse hábito de forma diária. “O ideal é escolher um momento em que o animal esteja calmo e relaxado para iniciar a escovação. Utilizar recompensas, como brinquedos, petiscos ou elogios, durante e após a escovação, ajuda a criar uma associação positiva”, orienta.

A veterinária também ressalta a importância de escolher a escova correta para facilitar a higienização dental. “Prefira escovas específicas para cães ou gatos, no tamanho adequado para o porte do animal e com cerdas macias para não machucar as gengivas”, recomenda.

Para auxiliar os tutores, a Syntec desenvolveu o Geltec, um antisséptico oral formulado com Ascophyllum nodosum, Mentol, Eucaliptol e Timol. O produto é eficaz na higienização bucal de cães e gatos e na prevenção do aparecimento de placa bacteriana, colaborando no cuidado da saúde oral dos pets.

Fonte: Syntec, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Urina de gato pode transmitir doenças?
Cão com nariz escorrendo: como acontece e por quê?
Conheça mitos e verdades sobre problemas articulares nos pets

Compartilhe este artigo agora no