Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Cursos e Eventos

Veterinário fala sobre prevenção do câncer de mama em pets, em live da Faculdade Qualittas

Por Equipe Cães&Gatos
live
Por Equipe Cães&Gatos

Assim como ocorre no organismo humano, cães e gatos também podem sofrer de câncer de mama. Em alusão ao Outubro Rosa, mês em que a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama procura conscientizar as mulheres da importância de adotar medidas preventivas, a Faculdade Qualittas abraça a campanha Outubro Rosa Pet e chama atenção para que o cuidado também se estenda aos animais de estimação. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a doença apresenta alta incidência em cadelas, cerca de 45%. Nas gatas, a incidência é menor, cerca de 20%. 

Inspirado no movimento da campanha, o mentor e Prof. da Pós-Graduação em Oncologia Veterinária da Faculdade Qualittas, Carlos Eduardo Rocha, vai destacar a importância da prevenção e orientação sobre esse assunto tão sensível na Live-Hora do Petisco- Prevenção ao Câncer de Mama, no dia 20 de outubro, às 12h, no Instagram da Qualittas (@qualittas). 

Diferente do que muitos ainda acreditam, a castração precoce antes do primeiro cio não é recomendada em fêmeas da espécie canina. “Há que se considerar a raça, porte físico e particularidades individuais de cada pet, sendo que isto deve ser feito através da avaliação do médico-veterinário, além disso, outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento do câncer, como o uso de contraceptivos e a obesidade”, diz o especialista. 

Muitas vezes, o problema é silencioso e, por isso, é preciso estar atento aos sinais do pet e fazer as visitas periódicas ao médico-veterinário. 

O diagnóstico e tratamento precoce da lesão, assim como nos humanos, é, também, a melhor forma de proporcionar um prognóstico e, talvez, a possibilidade da cura do tumor. 

(Foto: divulgação)

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Outubro Rosa: oncologista veterinário fala sobre o câncer de mama em pets e a importância do diagnóstico precoce

Programa de Fauna exigido pelo Ibama auxilia na conservação de espécies ameaçadas

Universidade Federal da Paraíba lança edital com vagas para residência em Medicina Veterinária