Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Alimentos crus podem conter bactérias resistentes a antibióticos para pets

Pesquisadores buscam compreender melhor a alimentação dos animais e a presença de bactérias que podem ser prejudiciais a eles
Por Equipe Cães&Gatos
bacterias em alimentos pets
Por Equipe Cães&Gatos

Um estudo de investigadores americanos revelou a presença de bactérias resistentes a antibióticos em alimentos crus para animais de companhia, salientando como o não processamento térmico dos alimentos pode influenciar a saúde dos animais.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o estudo, as dietas cruas estão ganhando popularidade na nutrição dos animais de companhia. No entanto, esses mesmos alimentos podem estar contaminados com bactérias nocivas à saúde dos animais devido ao fato de não existir um processamento térmico anterior, essencial para mitigar agentes patogênicos durante a produção.

Pesquisa busca compreender melhor a alimentação crua para pets (Foto: Reprodução)

A investigação analisou 24 dietas cruas, congeladas e comercialmente disponíveis para cães e gatos, tendo sido testadas para Enterobacteriales, produtoras de asbeta-lactamases de espectro estendido (ESBL).

Os resultados mostraram que foram isoladas este tipo de bactérias em 42% (10/24) das amostras de dietas cruas testadas, com predominância de E. coli. A maioria, cerca de 71%, era multirresistente.

Segundo os investigadores, este estudo preliminar justifica uma investigação mais aprofundada sobre a potencial contribuição das dietas cruas para a disseminação de bactérias resistentes a antibióticos em animais de companhia. Ao mesmo tempo, dizem os cientistas, permitiu consolidar melhor os conhecimentos científicos sobre este tipo de bactérias em alimentos crus.

Além disso, estes novos dados podem ajudar a orientar o desenvolvimento de estratégias de intervenção nesta área, alertar os veterinários para as problemáticas deste tema, no que toca à saúde animal, e aconselhar os tutores sobre os riscos de uma alimentação à base de alimentos crus.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Quantas vezes por dia os cães devem comer?
Saiba como proteger o seu gato de doenças renais
Veterinária destaca cinco benefícios do alimento úmido para os pets

Compartilhe este artigo agora no