Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Quantas vezes por dia os cães devem comer?

Cada cão possui uma necessidade específica de alimentação e, por isso, os tutores ficam em dúvida
Por Equipe Cães&Gatos
cachorro comendo
Por Equipe Cães&Gatos

Todo tutor já deve ter se perguntado quantas vezes o cachorro deve comer por dia, não é mesmo? Mas essa resposta pode variar muito e é sobre isso que vamos falar hoje. Os cachorros são animais agitados, carinhosos e amam a companhia do tutor, mas sabe outra coisa que eles amam? Comida! Eles amam ser bem alimentados, principalmente com uma comida saborosa. Com certeza você já deve ter tido dúvidas sobre quantas vezes ele deve comer no dia.

- PUBLICIDADE -
É comum que cachorros mais novos comam mais vezes ao dias, eles precisam mais que os cachorros adultos e os mais velhos (Foto: Reprodução)

Cuidados com a alimentação do cachorro

Durante a vida do cachorro, precisamos ter inúmeros cuidados com ele, com sua saúde, com sua higiene e também cuidados com a alimentação.  Para nós, seres humanos, nossa alimentação é cheia de cuidados e regras. Comer nas horas certas, comer alimentos com fibras e vitaminas, realizar 5 ou 6 refeições no dia, etc.

O seu cachorro deve ser alimentado com comidas que supram suas necessidades diárias, que sejam ricas em vitaminas, proteínas e em nutrientes essenciais para mantê-lo saudável. Portanto, é muito importante que você saiba quais as necessidades do seu cão e como alimentá-lo bem. Não é qualquer ração que vai servir para o seu cão, você deve levar em consideração muitos fatores. Alguns cachorros vivem melhor quando recebem alimentação natural, que contém carnes, verduras, vegetais e tubérculos. Outros se adaptam bem com a ração adequada para seu porte e raça. É natural que cada bicho tenha suas necessidades próprias. 

Por isso, é muito importante ter cuidados com a alimentação do seu cachorro, inclusive sempre seguindo as recomendações do veterinário. Então, agora que você já sabe como é importante ter cuidados com a alimentação do seu cachorro, venha com a gente saber quantas vezes o cachorro deve comer por dia. 

Quantas vezes o cachorro deve comer por dia?

2 vezes? 3 vezes? Uma vez só? Muitas dúvidas surgem quando pensamos na alimentação dos pets. O interessante aqui é que você saiba que a quantidade de vezes pode variar muito. 

Essa resposta vai depender muito de que raça de cachorro você tem, se ele é um filhote ou um adulto. Se ele é grande ou pequeno. E principalmente, vai depender das orientações do médico-veterinário responsável por ele. 

Os cachorros, em suas diferentes idades, possuem necessidades diversas, cachorros mais novos tendem a ter mais energia e gastá-la bem mais.  Enquanto isso, cachorros mais velhos e até idosos são mais calmos e gastam menos energias. Isso pode influenciar muito na alimentação deles, ou seja, um cachorro que gasta mais energias come mais. Um cachorro que gasta poucas energias sente menos necessidade de comer muitas vezes ao dias. 

Em caso de dúvidas do tipo e quantidade da alimentação, consulte um médico-veterinário (Foto: Reprodução)

Portanto, é comum que cachorros mais novos comam mais vezes ao dias, eles precisam mais que os cachorros adultos e os mais velhos. 

Veja abaixo a quantidade de vezes que os cachorros comem referente à sua fase da vida: 

  • Cachorros adultos e idosos (8 meses e adiante): Eles gastam menos energias, logo comem bem menos, mais ou menos 2 vezes ao dia;
  • Cachorros com 8 meses de idade: 2 vezes ao dia;
  • Cachorros filhotes (4 a 8 meses): Eles devem ser alimentados com 2 ou 3 refeições por dia, vai depender do tanto de energias que gastam no dia;
  • Cachorros filhotes (2 a 4 meses): Dependendo do quanto ele seja agitado e gaste energias, um cachorro dos 2 a 4 meses costuma comer de 3 a 6 vezes ao dia. 

Lembrando que isso pode variar conforme o porte do seu cachorro, raça e também se ele tiver algum problema de saúde.  Por isso, recomendamos que você consulte um médico-veterinário para saber quantas vezes o cachorro deve comer por dia. 

A quantidade pode ser variável dependendo do cachorro, porém, muitas vezes a rotina de alimentação segue a que comentamos acima para você. Entretanto, você deve oferecer a quantidade de comida que o seu cachorro precisar durante o dia, não se limite a uma tabela. Monte uma rotina de alimentação para o seu cachorro com auxílio do veterinário. Você pode optar por oferecer alimento mais vezes para seu cachorro, só que em pequenas porções. Assim sendo, uma rotina de alimentação pode variar muito de cachorro para cachorro, por isso conheça bem as necessidades do seu pet. 

Lembre-se de sempre acrescentar exercícios físicos na rotina do cachorro. Não importa quantas vezes o cachorro deve comer por dia, se como pouco ou muito, se é jovem ou idoso, ele precisa ser mantido ativo pelo bem da saúde dele. Essas atividades físicas vão impactar a saúde física e mental dele. Lembre-se disso.

Fonte: Portal do Dog, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Urina de gato pode transmitir doenças?
Cão com nariz escorrendo: como acontece e por quê?
Você sabia que cuidar das unhas do seu cão é importante? Saiba mais

Compartilhe este artigo agora no