Quem pensa que a rotina de cuidados dos tutores não influenciam na qualidade de vida e saúde dos animais de estimação está enganado e, pensando nessa máxima, a Faculdade Anhanguera de Sorocaba inaugura sua clínica-escola de Medicina Veterinária, hoje (9 de setembro). Os serviços serão oferecidos à população por meio de taxa social e os atendimentos serão realizados por estudantes de graduação e estagiários supervisionados por membros do corpo docente e por profissionais especializados.
O padrão estrutural do ambiente corresponde às normas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e obedece às determinações de órgãos sanitários. O espaço está equipado com aparelhos de alto nível e possui centro cirúrgico, salas de raio-X e de ultrassom e laboratório para análises clínicas, microbiológicas e parasitológicas. São oferecidas consultas médicas a animais de pequeno e grande porte.
De acordo com o coordenador da clínica-escola de Medicina Veterinária da Anhanguera, professor Antonio Mataresio Antonucci, as atividades têm impacto na formação dos alunos, que terão a oportunidade de aplicar os conceitos trabalhados em sala de aula na função prática diária. “Os estudantes serão capacitados para se adequar aos procedimentos com eficácia e, principalmente, para lidar com o público, o que é essencial para a profissão”, afirma o acadêmico.
A comunidade local será beneficiada, segundo afirma o docente, com serviços acessíveis à população que irão estimular o hábito de cuidados com animais. “A iniciativa permite que a sociedade tenha uma atitude proativa na busca por atendimentos clínicos e cirúrgicos de qualidade e receba orientações para a prevenção de doenças e problemas com cães, gatos, pets não convencionais (répteis, aves, peixes e roedores), equinos e ruminantes (bovinos, ovinos e suínos)”, afirma.
As atividades da clínica-escola acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Os interessados devem entrar em contato pelo número 15 3031-9330 (WhatsApp) e receberão a ficha para pré-agendamento. A secretaria da Faculdade entrará em contato com os tutores para confirmação das consultas.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Médica-veterinária do Zoo de São Paulo fala sobre o dia a dia do trabalho com animais selvagens
Veterinária nutróloga comenta casos de intoxicação de cães após consumirem petiscos
Telemedicina Veterinária: profissionais opinam sobre pontos positivos e negativos da prática