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BRF Pet destaca principais tendências da nutrição de cães e gatos

Médicos-veterinários devem estar por dentro das demandas do mercado para prescrever o melhor produto

Cláudia Guimarães, da redação

claudia@ciasullieditores.com.br

Tendências, dietas e produtos surgem em larga escala quando o assunto é nutrição de cães e gatos, considerando que a relação humano-animal está cada vez mais próxima. Os médicos-veterinários, por sua vez, precisam estar atentos ao que há de melhor para a saúde nutricional dos animais.

Mayara Andrade, médica-veterinária nutróloga da BRF Pet – dona de marcas como Biofresh e Guabi Natural, conta que é muito comum a existência de famílias multiespécies, com pets considerados como filhos ou membros da família em muitos lares. “A medicina veterinária, bem como a nutrição pet, avança a passos largos no Brasil e no mundo, uma vez que a relação entre pets e tutores está cada vez mais próxima. E quando olhamos mais especificamente para a nutrição, o cenário não é diferente, já que é uma das áreas que, ultimamente, tem despertado interesse tanto de veterinários, quanto de tutores, muito impulsionado pela disseminação dos benefícios da nutrição adequada para humanos”, avalia.

Isso pode ser observado, também, com o reconhecimento da nutrição e nutrologia como especialidades da Medicina Veterinária pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), na visão da profissional. “Com a relação interespécie, que ganhou ainda mais força após a pandemia, também podemos notar um nível de exigência maior dos tutores em relação aos pets quando se fala da qualidade e tipo de alimento ofertado, bem como seus benefícios. Assim, a capacitação dos profissionais clínicos e, também, dos times de pesquisa e desenvolvimento das indústrias de alimentação pet é algo constante e cada vez mais importante”, acentua.

Outro ponto importante, segundo a veterinária, é a evolução da própria nutrição veterinária. “Pesquisas de novos ingredientes para a obtenção de nutrientes essenciais, novas propostas de alimentos de manutenção e coadjuvantes que atendam cada vez mais as necessidades específicas dos pets, além de novas tecnologias de produção de alimentos e até mapeamento genético de algumas doenças onde o suporte nutricional é essencial são materiais que guiam os próximos passos da nutrição tanto no Brasil quanto no mundo”, afirma.

Danilo de Souza é gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da BRF Pet
(Foto: divulgação)

O que há de novo?

O gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da BRF Pet, Danilo Ferreira de Souza, adiciona que as pesquisas na área de nutrição estão mais específicas e buscando, além de refinar requerimentos nutricionais, novas opções de ingredientes funcionais e naturais, acompanhando as tendências do mercado. 

O executivo destaca três macrotendências: 

1 – Humanização: Pets são considerados membros das famílias e, cada vez mais, os produtos e alimentos desenvolvidos focam em atender anseios dos tutores que pensam: “Para meu filho, só o melhor”. “Alimentos com conservação natural e matérias-primas selecionadas (carnes frescas, frutas e vegetais) são cada vez mais procurados”, informa.

2 – Sustentabilidade: Tutores cada vez mais interessados em fontes sustentáveis de ingredientes e embalagens. “Além disso, os tutores valorizam empresas que oferecem produtos de qualidade e ao mesmo tempo possuem objetivos de cuidado ambiental claro, bem como um conjunto de objetivos relacionados ao apoio a certos movimentos sociais”, menciona.

3 – Saudabilidade: A alimentação é considerada pelos tutores como a principal fonte de saúde. “Produtos com ingredientes responsáveis por funcionalidade (ex: manutenção da saúde intestinal, contribuição em manutenção da qualidade da pelagem, auxílio no desenvolvimento cognitivo, etc) e destinados às etapas de vida dos pets são cada vez mais valorizados”, indica.

Danilo declara que a BRF Pet possui um DNA pioneiro e inovador no que tange à contribuição de alimentos para o mercado. “Nossa equipe técnica é formada por uma equipe multidisciplinar, com engenheiros, médicos-veterinários nutricionistas e zootecnistas especialistas em Nutrição Animal, que é desafiada a desenvolver produtos de qualidade superior, que atendem todas às necessidades nutricionais dos pets e agregam funcionalidades valorizadas pelos tutores de forma segura e natural. Além de estar sempre se atualizando e buscando opções inovadoras de ingredientes que atendam de forma otimizada os requisitos nutricionais dos pets”, compartilha. 

A Linha Biofresh, que conta com alta inclusão de ingredientes realmente frescos e selecionados, segundo ele, como carnes, peixes, frutas, vegetais e ervas, conservação natural e cereais integrais, é produzida com tecnologia diferenciada, na qual os ingredientes passam por um cozimento mais lento, aproveitando o melhor que cada ingrediente pode oferecer. “Outro diferencial da marca é sua conservação 100% natural, um processo especial e seguro que se baseia na associação de diferentes tecnologias, sendo uma delas a atmosfera modificada, processo de substituição do oxigênio da embalagem por gás nitrogênio, mantendo o alimento fresco por mais tempo. Tudo isso para manter as características nutricionais, sabor e aroma dos produtos”, assegura. 

A marca, que tem como aliadas tecnologias exclusivas, nasceu inovadora e se mantém, até hoje, como alimento único no Brasil, de acordo com Danilo de Souza, sendo um dos mais recomendados por médicos-veterinários. “Sempre buscando matéria-prima de alta qualidade e acompanhando os estudos científicos na área de nutrição animal para se manter na vanguarda”, adiciona.

Mayara Andrade é médica-veterinária nutróloga da BRF Pet (Foto: divulgação)

Alimento natural industrializado também é científico!

A veterinária Mayara diz que, apesar da evolução da nutrição, muitos ainda associam o alimento natural ao conhecimento empírico ou popular, o que não é verdade. “Para o desenvolvimento de um alimento Super Premium Natural industrializado, assim como no Super Premium Tradicional, temos uma equipe multidisciplinar formada por profissionais muito capacitados em suas áreas, que estudam e se profissionalizam cada vez mais para o desenvolvimento de todos os aspectos dos alimentos. Além disso, assim como todos os alimentos, o natural também segue à risca as diretrizes preconizadas pelos manuais de nutrição e estudos científicos sobre esse assunto”, salienta.

Ela cita que, quando pensamos na utilização de um ingrediente natural ou na substituição de um ingrediente artificial por um natural, como no caso do uso de conservantes naturais, existem pesquisas por trás disso que incluem, desde validações científicas, até avaliações de performance para garantir que essa proposta atenda às expectativas do que foi planejado bem como garantir sua efetividade. “Por isso, quando olhamos o natural, podemos dizer que ele também traz toda a ciência de nutrição de cães e gatos”, garante.

De olho no mercado

Para Mayara, a nutrição, bem como a Medicina, não é uma ciência exata ou “receita de bolo”, já que é preciso lidar com organismos e organismos nem sempre se comportam da mesma forma. “Ou seja, nem sempre um alimento que funciona para um funciona para o outro. Por isso, é importante que o veterinário pesquise e entenda muito bem sobre o alimento que ele está prescrevendo para o pet, além de conhecer as características e necessidade dele. Dessa forma, ele conseguirá prescrever dentre as opções disponíveis qual o melhor alimento para ele, ou seja, aquele que melhor irá atender suas necessidades nutricionais e objetivo da dieta por ele determinado, mas que também seja viável para o tutor em termos de custo-benefício. Hoje, existem opções de alimentos com preço por quilo variáveis que atendem às necessidades dos pets de forma bastante adequada. É importante lembrar que, em alguns casos, é necessário mudar a dieta ao longo da vida do pet, seja por uma condição específica ou somente pela mudança de fase de vida”, acrescenta.

E, desde os lançamentos das marcas da BRF Pet, Mayara conta que, de forma geral, a empresa recebe excelentes retornos tanto de tutores, quanto de médicos-veterinários que utilizam e prescrevem os produtos. “Assim como a nutrição, as marcas também evoluíram e continuam se aprimorando, mostrando o nosso compromisso de oferecer um alimento de qualidade que atende e respeita as necessidades nutricionais dos pets, sendo muito transparentes nas suas comunicações. Por sermos pioneiros no mercado Super Premium Natural, já que desde 2004 estamos nesse segmento, com o lançamento de Guabi Natural no mercado, é muito importante, para nós, escutarmos os consumidores e parceiros, para continuar evoluindo e trazendo os benefícios da nutrição adequada para os pets. Por isso, nossos times estão em constante capacitação e os canais de comunicação abertos para ouvir e entender a necessidade dos nossos parceiros e clientes”, refere.

Diversas possibilidades

Esses canais de comunicação da BRF com os veterinários parceiros são diversos, como relatado por Mayara: “Entre eles, os médicos-veterinários que compõem nosso time de consultores técnicos e atuam em todo o País, sendo preparados para levar conhecimento e ajudar no que o nosso parceiro prescritor precisar. Todo esse time é preparado pela equipe de conteúdo científico para levarmos juntos o que há de mais novo na nutrição e nos nossos produtos e marcas de maneira frequente. Além disso, temos canais digitais de comunicação, como o Portal do Vet (www.portaldovet.com.br), um portal na internet que reúne uma série de plataformas com conteúdo e benefícios voltados especialmente para o público veterinário; as redes sociais; além de materiais de ponto de venda e parcerias com a imprensa especializada para divulgar e atualizar nosso público sobre nossas novidades, reforçando cada vez mais a qualidade e benefícios dos nossos alimentos. Outra forma de divulgação para os veterinários está na participação constante em feiras, congressos e eventos veterinários. Só em agosto, por exemplo, estivemos na PET South America e PET VET, em São Paulo (SP); Cat in Rio, no Rio de Janeiro (RJ), e o I Encontro de Medicina Interna de Pequenos Animais, em Jaboticabal (SP)”, elenca.

Aliás, falando mais a fundo sobre o Portal do Vet, trata-se de uma plataforma focada em oferecer uma experiência para o veterinário prescritor. “Muitos não sabem, mas, dentro dela, o veterinário tem uma série de universos para navegar, incluindo conteúdo sobre nossos produtos, ferramenta de prescrição nutricional, compra de alimentos da marca para seu uso próprio, entre outras. O grande destaque é a Univets, que é uma universidade digital, recentemente lançada”, revela.

A Univets, segundo Mayara, reforça ainda mais o compromisso da empresa de levar conhecimento e ajudar na carreira do médico-veterinário, que, muitas vezes, na correria do dia a dia, não tem tempo ou a chance de se atualizar. “Essa parte da plataforma oferece trilhas de conhecimento sobre temas diversos relevantes para a rotina clínica, com grandes nomes da medicina veterinária do Brasil, como o professor Dr. Aulus Cavalieri, a Dra. Maria Alessandra Del Barrio, a Male, o Dr. Carlos Gabriel Dias, o Dr. Fábio Alves Teixeira, a Profa. Dra Márcia Gomes, entre outros, de maneira gratuita e rápida, já que as trilhas têm em média seis minutos de duração. Ao completar a trilha, o estudante ou profissional da veterinária recebe um certificado e têm acesso a um conteúdo de apoio exclusivo. Já lançamos o curso de felinos e dois módulos de nutrição. Até o final do ano, ainda teremos muitos cursos para lançar e até o momento tivemos mais de mil acessos aos nossos cursos”, finaliza.

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