Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Carvão ativado é importante aliado em casos de intoxicações alimentares em cães e gatos

Mais de 30% das emergências veterinárias no Brasil estão relacionadas à ingestão de alimentos tóxicos e saber como agir neste momento é fundamental
Por Equipe Cães&Gatos
cachorro vet
Por Equipe Cães&Gatos

Casos de intoxicação alimentar de animais de estimação têm preocupado cada vez mais os tutores no Brasil. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), mais de 30% das emergências veterinárias registradas no país estão relacionadas à ingestão acidental de alimentos tóxicos por cães e gatos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV), a rápida intervenção é fundamental para o sucesso do tratamento em casos de intoxicação alimentar. “Os casos mais comuns incluem consumo de chocolate, uvas, cebola e produtos adoçados com xilitol, todos reconhecidos por seus efeitos adversos nos pets. Os sintomas variam de vômitos e diarreia a convulsões e insuficiência renal aguda”, explica a Analista de Marketing da Pearson Saúde Animal, Julia Bogik.

- PUBLICIDADE -

Para Julia, a administração rápida de substâncias absorventes pode ser determinante para a recuperação saudável dos animais. “Em casos de intoxicação, podemos usar carvão ativado e outros agentes para reduzir a absorção das toxinas pelo organismo do pet, proporcionando uma desintoxicação imediata e eficaz. Além disso, os tutores precisam ficar atentos à ingestão desses alimentos e, caso aconteça algum incidente, um médico-veterinário deve ser procurado o quanto antes.”

Em casos de intoxicação, podemos usar carvão ativado e outros agentes para reduzir a absorção das toxinas pelo organismo do pet (Foto: Reprodução)

Segundo dados do Sistema de Informação Toxicológica do CFMV, em 2023 foram registrados mais de 15 mil casos de intoxicação alimentar em cães e gatos no Brasil. “Quando se trata de emergências por intoxicação em cães e gatos, Coalvet, da Pearson Saúde Animal, é uma solução eficaz e fácil de administrar, mas que deve estar aliada ao atendimento médico de urgência”, relata Bogik.

Coalvet é formulado com carvão ativado em pasta, facilitando sua aplicação oral imediata, o que agiliza a absorção de toxinas pelo trato gastrointestinal dos animais. Este suplemento mineral é inodoro e insípido, promovendo o equilíbrio da produção de gases e do odor das fezes dos pets, contribuindo para tratamento mais confortável e menos invasivo.

Fonte: Pearson Saúde Animal, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Repelentes contra a dengue são tóxicos para pets? 
Alguns óleos essenciais são tóxicos para pets, saiba quais
Alguns cuidados com a saúde digestiva dos pets são essenciais para uma vida mais saudável

Compartilhe este artigo agora no