Agora com prazo ampliado até 31 de janeiro de 2025, médicos-veterinários, zootecnistas e a sociedade têm mais tempo para participar da Consulta Pública Nacional sobre a proposta de normatização da Publicidade e Divulgação nos campos da Medicina Veterinária e da Zootecnia. A ampliação reforça a importância de ouvir diferentes perspectivas para construir uma regulamentação ética e responsável.
Os interessados em contribuir podem acessar o hotsite neste link, e preencher o formulário com suas sugestões. A participação dos profissionais e da sociedade é fundamental para a elaboração de normas que atendam às necessidades do setor e promovam práticas justas e transparentes.
O chamado, promovido pelo Sistema Conselhos Federais e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs), busca estabelecer critérios éticos para as práticas de comunicação, prevenindo abusos e fortalecendo a integridade das profissões.
“Esta é uma oportunidade única para que profissionais e sociedade contribuam para uma publicidade mais ética e transparente nas áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia. A gente pede que todos participem dessa construção de forma ampla e democrática, e façam a diferença. O Sistema CFMV/CRMVs tem como norte uma gestão participativa”, destaca a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida.
Pontos para contribuição
Os participantes desta consulta pública podem sugerir alterações e inclusões sobre os seguintes pontos:
• Práticas vedadas: Opiniões sobre ações que devem ser restritas, como sensacionalismo, autopromoção exagerada e publicidade enganosa ou abusiva.
• Divulgação de valores: Sugestões sobre como serviços veterinários podem divulgar preços de maneira ética, incluindo restrições para cirurgias sem avaliação prévia.
• Formação e especialidade: Ideias para a transparência na divulgação de especializações e títulos acadêmicos ou práticos, garantindo segurança aos consumidores.
• Uso de imagens de pacientes: Definição de limites para a veiculação de imagens em redes sociais e outros meios.
• Serviços públicos gratuitos: Discussão sobre a divulgação de serviços veterinários gratuitos oferecidos por entidades públicas.
• Redes sociais e mídias digitais: Contribuições sobre boas práticas na comunicação profissional nesses canais.
Além desses temas, o espaço também está aberto para sugestões adicionais que contemplam a transparência e a ética na divulgação de informações.
Proteção de dados
A consulta pública segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), garantindo a confidencialidade das contribuições, que serão usadas exclusivamente para a formulação da normativa.
Participe e faça parte da construção de normas que valorizam a ética e a transparência na comunicação profissional!
Fonte: CFMV, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
FAQ
Quem pode participar da pesquisa?
Estão aptos a participarem os médicos-veterinários, zootecnistas e a sociedade num geral, a opinarem e sugerirem novas normas e regulamentações.
Qual objetivo dessa pesquisa?
O Sistema Conselhos Federais e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs), busca estabelecer critérios éticos para as práticas de comunicação, prevenindo abusos e fortalecendo a integridade das profissões.
Até quando a pesquisa poderá ser respondida?
O prazo foi ampliado até 31 de janeiro de 2025.
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