Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Estudo indica que pets promovem benefícios na vida de idosos

Interações com animais de estimação promovem um envelhecimento saudável e ativo
Por Equipe Cães&Gatos
pets e idosos
Por Equipe Cães&Gatos

A conexão com pets traz diversos benefícios para a vida emocional, física e social das pessoas e são potencializados no caso de idosos, conforme comprovado por pesquisas do Centro de Nutrição e Bem-estar Animal WALTHAM, parte da Mars Petcare. A interação com animais de estimação, especialmente gatos e cães, revela-se uma escolha positiva e transformadora.

- PUBLICIDADE -
A presença de um pet pode diminuir a sensação de solidão e promover interações sociais (Foto: Reprodução)

Atividades físicas e mobilidade

A prática regular de exercícios é essencial para todas as idades, contribuindo para a saúde cardiovascular e a prevenção de diversas enfermidades. Para os idosos, pode ser particularmente desafiador, mas a presença de um pet, especialmente cão, incentiva a prática regular de atividade física. Estudos do Instituto WALTHAM de Pesquisa indicam que idosos tutores de cães têm maior motivação para fazer caminhadas e exercícios, atingindo as taxas recomendadas para um envelhecimento saudável.

Saúde mental e redução de estresse

A presença de um animal de estimação auxilia significativamente na redução do estresse crônico, que é prejudicial ao corpo, principalmente em situações de perda ou luto mais frequentes na fase de envelhecimento. A interação com pets contribui para um sistema psicológico mais equilibrado e saudável, promovendo bem-estar emocional.

Suporte social

O isolamento é uma preocupação crescente entre os idosos. A presença de um pet pode diminuir a sensação de solidão e promover interações sociais. Passeios com cães, por exemplo, facilitam encontros com outros tutores, enriquecendo a vida social dos idosos.

A conexão com pets traz diversos benefícios para a vida emocional, física e social das pessoas (Foto: Reprodução)

Propósito de vida

Sentir-se útil e ter um propósito é vital para a longevidade e a qualidade de vida na terceira idade. Animais de estimação, com suas necessidades diárias de alimentação, cuidados e atenção, oferecem aos idosos uma rotina com mais perspectivas, reduzindo o risco de depressão e aumentando a realização pessoal.

Sentimento de segurança

Pets podem também aumentar a sensação de segurança dos idosos, dentro e fora de casa. Segundo estudos do Instituto WALTHAM de Pesquisa, a presença de cães faz com que seus tutores se sintam mais protegidos, contribuindo para as sensações de segurança e tranquilidade.

Porém, é fundamental avaliar se o idoso possui condição ou suporte físico e financeiro para prover a guarda responsável ao animal, considerando os cuidados diários necessários com sua saúde e bem-estar. Com as devidas precauções, a convivência com pets é comprovadamente benéfica e enriquecedora.

Fonte: Mars Petcare, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Veterinária explica como os gatos enxergam
Você sabe por que os cães mordem o próprio rabo?
Conheça alguns cuidados com a pele e pelagem de cães e gatos

Compartilhe este artigo agora no