Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Governo Federal anuncia novas regras para voo de animais 

Ações buscam maior segurança e conforto dos pets transportados
Por Matheus Oliveira
Por Matheus Oliveira

O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), anunciou recentemente novas regras para o transporte de animais em voo, por meio do lançamento do Plano de Transporte Aéreo de Animais (Pata), que traça medidas de proteção aos animais e bem-estar dos viajantes.

O novo Plano de Transporte foi apresentado pelo Ministério de Portos e Aeroportos em Brasília (DF) (Foto: Divulgação)

Com a participação de tutores de pets, veterinários e profissionais da das companhias aéreas, o documento lançado é focado em oferecer maior segurança a mais de 80 mil animais transportados em todo o Brasil anualmente. Uma das principais inovações do Plano é a disponibilização de serviços veterinários para emergências, que busca garantir apoio e assistência quando necessário, além da identificação e rastreabilidade do animal durante o transporte.

“Tenho certeza de que essa iniciativa pode se tornar um modelo para outros países, contribuindo para a evolução do transporte aéreo no Brasil”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante o lançamento do Plano.

As novas medidas visam oferecer maior segurança aos animais e tutores (Foto: Reprodução)

A comunicação com os tutores também é uma das ações que foram anunciadas, buscando garantir maior transparência e assistência durante os voos. Este foi um dos diversos pontos que foram ouvidos durante a elaboração do Pata, que analisou mais de 3,5 mil sugestões recebidas da sociedade.

As Companhias Aéreas, que estiveram participando ativamente de toda a elaboração do novo plano de ação, firmaram um compromisso para a capacitação da equipe e implementação das diversas ações elaboradas para maior segurança dos voos dos animais.

Para conferir todas as ações do Plano de Transporte Aéreo de Animais, acesse este link.

FAQ

Quantos animais são transportados em voo anualmente no Brasil?

De acordo com o MPor, são cerca de 80 mil pets transportados em voos domésticos anualmente.

Quem foram os envolvidos na criação do Pata?

O Ministério de Portos e Aeroportos escutou mais de 3,5 mil pessoas da sociedade, além de nove entidades de proteção animal.

Quais são as principais medidas de segurança para o transporte de animais?

Além do atendimento veterinário em situações de emergência, o plano prevê treinamento para a equipe das companhias aéreas além de medidas de comunicação e prevenção a acidentes.

LEIA TAMBÉM:
Nova companhia aérea dos EUA oferece voos para cachorros nas cabines
Incidentes recentes com animais em voos domésticos ligam alerta dos tutores
Companhia de aviação permite embarque de animais junto aos tutores em voos internacionais

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no