in

Gripe canina pode acometer cães de todas idades e raças e trata-se de uma doença contagiosa

Quando há baixa temperatura, sistema imunológico do animal pode ser afetado

Também conhecida como influenza canina, a gripe canina atinge o trato respiratório dos cães e pode ser causada por vírus ou bactérias. O vírus da parainfluenza canina, adenovírus tipo 1, mycoplasma e a bactéria Bordetella bronchiseptica são os agentes mais comuns, podendo atuar no organismo em conjunto ou isoladamente, de acordo com a médica-veterinária Rafaela Hipólito da Fonseca.

Segundo ela, a gripe canina pode acometer cães de todas idades e raças, é uma doença contagiosa, de origem multifatorial. “O contato direto com cão contaminado e o contato com aerossóis no ambiente estimulado por fatores como queda da temperatura e imunidade auxiliam em uma maior propagação da gripe”, diz. Cães de focinho curto, como buldogues, pugs, boxers e shih-tzus, são os mais vulneráveis, devido à anatomia craniana braqueocefálica.

“No inverno, os animais tendem a ficar mais suscetíveis a doenças respiratórias, porque as baixas temperaturas do período afetam o sistema imunológico, permitindo a entrada de vírus ou bactérias diante de uma barreira de defesa natural do organismo reduzida”, explica Rafaela.

Ela menciona que a gripe canina é uma doença altamente contagiosa. O animal, uma vez contaminado, dispensa aerossóis no ambiente; além de ser portador também contamina onde está, facilitando a disseminação. “Outro problema é que nem todos animais respondem de forma positiva à infecção, podendo evoluir para prognósticos reservados a graves”.

Para saber mais sobre sinais, diagnóstico e, também, como tratar a gripe canina, acesse, gratuitamente, a edição de julho da C&G VF. Clique aqui.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinários explicam os tipos de técnicas anestésicas para animais de companhia

Pesquisadores visam novas ferramentas de diagnóstico para câncer de mama em cães

Setor pet brasileiro cria 2,83 milhões de empregos e ultrapassa 285 mil empresas

(Foto: C&G VF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fonte de água

Tutores devem estar atentos à incidência de doenças articulares e problemas urinários em felinos

cachorro caramelo

Dia Internacional do SRD: Veterinário fala sobre as características únicas dos pets