O MBA em Mercado Pet da USP/FMVZ promove, na próxima quinta-feira (29), às 19h, o Mesacast “Startups & Inovação no Mercado Pet”. O objetivo do evento é compartilhar experiências de quem já implementou soluções inovadoras no segmento. O evento é uma oportunidade para quem tem uma ideia no papel e gostaria de viabilizar o empreendimento.
A mesa será composta por Jaimes Arruda, analista internacional experiente nos mercados imobiliário e financeiro. Diante da falta de informações qualificadas na internet e dos desafios de criar os próprios pets, ele cofundou a Budz, uma startup que visa capacitar e apoiar os tutores; Rodrigo Faria Metheucci, engenheiro de produção e fundador da DNA Pets, que oferece análises genéticas para animais, facilitando os cuidados de saúde personalizados. Ele tem uma trajetória sólida em consultoria de empresas, expansão e inovação; Jaqueline Oliveira Rosa, especialista em biotecnologia, genética e melhoramento animal, que atua no desenvolvimento de produtos da DNA Pets; e Nury Garcia, médica veterinária formada pela USP, com 18 anos de experiência no mercado de nutrição animal, responsável pelo projeto inovador de uso de ingredientes à base de BSF (mosca soldado negra) em alimentação animal.
O Mesacast será transmitido ao vivo pelo YouTube, Instagram, Facebook e LinkedIn, e as inscrições podem ser realizadas através deste link. Os inscritos poderão interagir com o convidados através do envio de perguntas.
Mercado ainda aquecido e oportunidades para as startups
De acordo com o Instituto Pet Brasil, a projeção de faturamento para o segmento em 2024 no país é de R$ 76,3 bilhões. Desse montante, os pequenos e médios estabelecimentos compõem a maior fatia, representando 48,7% do faturamento, ou R$ 37,2 bilhões. Além da questão do mercado aquecido, há algumas oportunidades positivas que envolvem a entrada no segmento pet por uma startup:
Inovação: O mercado pet demonstra uma alta receptividade a produtos inovadores que atendem às necessidades dos proprietários de animais e aprimoram a qualidade de vida dos pets. É fundamental que um negócio se destaque pela inovação.
Fidelidade dos clientes: Observa-se um forte sentimento de lealdade entre os consumidores do mercado pet. Quando a confiança é conquistada por meio da eficácia dos produtos, a fidelidade ao negócio tende a ser duradoura.
Fonte: USP/FMVZ, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Como escolher o alimento ideal para cães e gatos idosos?
Como manter a saúde e o bem-estar dos cães e gatos idosos?
Gatos idosos precisam de um olhar diferenciado do veterinário no atendimento clínico