Abre em uma nova aba
Opções
Pets e Curiosidades

Resgate de macaco-prego que invadiu casas na Bahia dura mais de 3 horas após ataques e ingestão de álcool

Animal pertence ao ex-deputado Marcell Moraes; primata feriu moradores, ingeriu remédios e foi levado debilitado ao Centro de Triagem em Salvador

Resgate de macaco-prego que invadiu casas na Bahia dura mais de 3 horas após ataques e ingestão de álcool
Por Equipe Cães&Gatos
8 de outubro de 2026

A captura de um macaco-prego que invadiu residências em um condomínio de alto padrão, em Salvador (BA), mobilizou autoridades e durou mais de três horas e meia na última segunda-feira (5).

O animal, batizado de Alcebíades, pertence ao ex-deputado Marcell Moraes (PSDB). Bastante agitado, o primata causou estragos, feriu moradores e precisou ser imobilizado por uma rede específica acionada pela polícia ambiental.

Durante a invasão, o macaco quebrou um box de vidro e chegou a entrar no quarto onde estava um bebê de apenas cinco dias. Além disso, o animal ingeriu bebida alcoólica, álcool 70% e uma cartela inteira de medicamentos que encontrou nas residências. Moradores relataram que as invasões do primata ao local vinham sendo recorrentes.

Atuação policial e encaminhamento ao Cetas

Marcell Moraes
Ex-deputado estadual Marcell Moraes (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

A contenção do animal foi realizada pela Companhia de Policiamento e Proteção Ambiental (Coppa). Segundo a equipe militar, a operação demandou uso de equipamentos específicos para preservar a integridade física do macaco, garantir a segurança dos policiais e evitar novos ataques a civis.

Após a imobilização, o macaco-prego foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde deu entrada em estado debilitado em razão do estresse e das substâncias tóxicas ingeridas. No local, o animal passou por triagem médica e acompanhamento veterinário especializado.

Histórico de incidentes e responsável famoso nas redes sociais

Antes da fuga e do ataque no condomínio, o animal já havia apresentado comportamento agressivo. No domingo (4), o ex-deputado Marcell Moraes publicou fotos nas redes sociais mostrando os braços sangrando após ser mordido pelo primata a caminho da votação.

O animal possuía um perfil próprio na internet com mais de 10 mil seguidores, que foi desativado após o incidente.

Marcell Moraes teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2020 por abuso de poder econômico e propaganda antecipada, ficando inelegível. A assessoria do ex-parlamentar informou que ele não se pronunciará sobre o ocorrido com o animal.

Fonte: g1, adaptado pela equipe Cães&Gatos.