Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Saiba o que fazer ao encontrar um cachorro perdido 

Assustados e desorientados, eles precisam de ajuda imediata
Por Equipe Cães&Gatos
Little homeless puppy obediently waiting
Por Equipe Cães&Gatos

Seja por fatores como curiosidade, medo de fogos de artifício ou trovões, e ainda por conta de falhas nas barreiras físicas de suas casas, cachorros podem se perder nas ruas por várias razões. Independentemente do motivo, é importante que as pessoas que encontram cães perdidos ofereçam ajuda imediata.  

Muitas vezes, eles estarão assustados, desorientados e em perigo ao se depararem com ambientes desconhecidos. A ajuda não apenas proporciona segurança ao cachorro, mas também aumenta significativamente as chances de reunir o bichinho com seu tutor.  

Além disso, ao oferecer assistência e demonstrar empatia, contribuímos para uma comunidade solidária, em que o cuidado com os animais é uma responsabilidade compartilhada. 

Brittany dog female puppy looking up with curious eyes
Ajuda aumenta significativamente as chances de reunir o bichinho com seu tutor (Foto: reprodução)

Mas, o que fazer nessas situações? Confira as dicas: 

Aproxime-se com calma 

Ao avistar um cachorro perdido, evite movimentos bruscos e se aproxime devagar, falando em um tom suave para não o assustar. Agache-se para ficar mais próximo do nível dele. Ainda, certifique-se de que o ambiente ao redor esteja seguro para o animal. Evite estradas movimentadas e locais perigosos. 

Observe o comportamento 

Avalie o comportamento do cachorro. Ele parece assustado, agressivo ou amigável? Isso pode influenciar a abordagem adequada. Se ele estiver assustado ou agitado, mantenha uma distância segura para não causar mais estresse. 

Identificação visual 

Procure por coleira, plaquinha de identificação ou qualquer informação que possa ajudar a entrar em contato com o tutor. 

Ofereça água e comida 

Se o cachorro parecer cansado ou faminto, ofereça água e um pouco de comida para ajudar a mantê-lo confortável enquanto espera por ajuda. 

Use as redes sociais 
Tire uma foto do cachorro e compartilhe nas redes sociais locais, em grupos de bairro e páginas dedicadas a animais perdidos. Essa ação pode acelerar o processo de encontrar o tutor. 

Procure por sinais de ferimentos 

Examine o cachorro em busca de ferimentos visíveis. Se ele estiver machucado, leve-o imediatamente a um veterinário para avaliação e tratamento. 

Deixe informações de contato 

Se possível, deixe seus dados de contato com pessoas locais, como moradores, comerciantes ou funcionários de estabelecimentos próximos, para poderem repassar as informações ao tutor, caso apareça. 

Verifique microchip 

Se possível, leve o cachorro a uma clínica veterinária para verificar se ele possui um microchip de identificação. Isso pode revelar informações sobre o tutor. 

Ofereça lar temporário 

Se não for possível localizar imediatamente o tutor ou abrigo apropriado, considere a possibilidade de oferecer um lar temporário para o cachorro perdido. Crie um espaço seguro, forneça comida, água e um lugar confortável para descanso. Isso não apenas garante o bem-estar do animal, mas também evita que ele fique exposto a perigos enquanto aguarda a resolução da situação. 

Fonte: Gaúcha ZH, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Interação com pets como membros da família faz bem à saúde

Obesidade em pets pode ser evitada com tratamento veterinário

Profissional repassa dicas de cuidados com os pets nos dias de calor

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!