Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Cursos e Eventos

Hospital Veterinário da FMVZ-USP inicia a comemoração dos 40 anos com novo site

Por Equipe Cães&Gatos
hovet usp
Por Equipe Cães&Gatos

O Hospital Veterinário (Hovet) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP completou quatro décadas em 2021, mas o isolamento social devido à Covid-19 dificultou a celebração. Por isso, a diretoria do Hospital resolveu postergar as comemorações para 2022. 

Desde sua criação em 1981, o Hovet tem atendido a comunidade externa com um corpo técnico de excelência e com uma estrutura física que vem se adaptando para melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento e a formação de profissionais da área de Medicina Veterinária. Cumpre seu papel no ensino, pesquisa e extensão universitária com a participação de sua equipe e dos serviços dos departamentos da FMVZ-USP contribuindo na formação profissional, em produções científicas e no desenvolvimento de disciplinas de graduação e de pós-graduação. 

Como marco de seus 40 anos, a atual diretoria formada pelo diretor André Luís do Valle De Zoppa e pelo vice-diretor Márcio Antonio Brunetto, tem implementado importantes ações norteadas pela busca pela excelência na gestão e pela ampliação de seus atendimentos.  

Ações comemorativas 

A contratação da consultoria Fundação Nacional da Qualidade para o desenvolvimento do projeto de revisão da gestão hospitalar foi o ponto de partida e permitiu a reorganização do trabalho para novos passos. 

Em julho de 2022, a assinatura de um convênio com a Prefeitura de São Paulo proporcionou o aumento do público atendido, por meio do Hospital Público Veterinário Unidade Oeste, e passou também a atender, gratuitamente, cães e gatos de moradores da cidade de São Paulo de baixa renda. 

Entre as iniciativas, também destacam-se a criação de uma logomarca que vai substituir a atual no período de um ano, iniciada no dia 12 de setembro; a reformulação do site institucional do Hospital, com previsão de término em dezembro de 2022; a realização da pesquisa de satisfação dos diversos públicos, aplicada em maio, cujo relatório será divulgado em breve; e, ainda, a criação da plataforma “Amigo do Hovet”,  que permitirá receber doações de terceiros e que também será disponibilizada em breve. 

Outro destaque é o lançamento do site Hovet 40 Anos +, que tem o objetivo de registrar os fatos do passado, presente e futuro do Hovet. 

Para Zoppa, quarenta anos de história retratam o crescimento e a evolução de um hospital veterinário que, desde sua criação, preza pelo atendimento de excelência à comunidade e pela formação de profissionais que possam contribuir para o crescimento da Medicina Veterinária. “Muitos desafios, barreiras e dificuldades foram superados nestes anos, graças a todos que contribuíram, de alguma forma, para o crescimento e desenvolvimento do Hospital. Que venham mais quarenta, oitenta anos; com novos desafios e superações, mas sempre mantendo a consciência de nossa responsabilidade perante à comunidade e o foco em nossa missão-visão-valores”, comemora. 

Veja entrevista com diretor do Hovet sobre as comemorações, clique aqui.  

Plataforma reúne a história construída por docentes, funcionários, médicos-veterinários, residentes, graduandos, pós-graduandos e proprietários (Foto: Divulgação)

 
Site Hovet 40 anos+: participe dessa história 

Comunidade do Hospital ajuda a contar sua história  

Como parte das comemorações de seus 40 anos, o Hospital Veterinário (Hovet) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP lança o site Hovet 40 anos +. A plataforma reúne a história construída por docentes, funcionários, médicos-veterinários, residentes, graduandos, pós-graduandos e proprietários. Tem o objetivo de disponibilizar os fatos conhecidos e documentados na publicação comemorativa do Centenário da FMVZ-USP, reunir depoimentos de personagens e suas contribuições na trajetória do Hovet, além de registrar os fatos de relevância histórica, à medida em que eles forem acontecendo. 

Minha História e o Hovet é uma homenagem a todos os profissionais que contribuem para que o trabalho produzido seja reconhecido por todos os públicos, como mostrou pesquisa de avaliação realizada em maio de 2022.  Será um espaço para depoimentos em áudio, vídeo ou texto, em que a comunidade pode deixar registrada a importância do Hovet em suas vidas pessoal e profissional. 

História – Uma linha do tempo destaca os principais acontecimentos referentes ao Hospital e que foram descritos nas publicações comemorativas dos 100 anos da Faculdade. 

Galeria – Formada por fotos encaminhadas por funcionários e docentes, além de imagens que fazem parte do acervo histórico da Biblioteca Virginie Buff D’Ápice e das publicações do Centenário da FMVZ. 

Depoimentos  

História Oral será composto por relatos em vídeo dos personagens da história do Hovet, começando pelos ex-diretores.  

Dessa forma, o site passa a ser um arquivo dinâmico dos registros dos acontecimentos que podem contribuir para a criação de narrativas em diferentes épocas, podendo ser explorado em datas comemorativas e em publicações históricas. 

Sua contribuição 

Quem puder contribuir para que o site amplie e melhore as informações e os registros históricos, deve encaminhar os materiais e/ou sugestões para a Assistência de Comunicação, pelo e-mail imprensa.fmvz@usp.br

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Dia Mundial dos Animais: ONGs falam sobre a importância de adotar e cuidar bem de um animal resgatado

Papel da nutrição nas doenças dermatológicas marcou Simpósio Global da Hill’s

Médica-veterinária fala sobre os cuidados com os gatos durante a primavera

Compartilhe este artigo agora no