Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Marco para a profissão: CRMV-PR lança obra “Demografia da Medicina Veterinária do Brasil”

Material ajudará no planejamento de ações com vistas à valorização profissional da classe médica-veterinária
Por Equipe Cães&Gatos
CRMV-PR
Por Equipe Cães&Gatos

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR), com apoio de sua Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária (CEEMV/PR), lançou, no dia 11 de abril, a obra “Demografia da Medicina Veterinária do Brasil”, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba.  

O estudo teve como base uma pesquisa digital aplicada, em 2022, com profissionais formados e atuantes em Medicina Veterinária no Brasil, que resultou em uma obra que integra metodologia e demografia, aspectos educacionais e profissionais, bem como a satisfação com o trabalho. Objetivo é que o material sirva para o planejamento de ações com vistas à valorização profissional da classe médica-veterinária.  

Obra servirá como instrumento de gestão, na luta pelo ensino de qualidade da Medicina Veterinária (Foto: divulgação)

A discussão dos dados, redação do trabalho e apresentação foram elaboradas pelos médicos-veterinários Antonio Felipe Wouk, Camila Marinelli Martins, Rafael Gianella Mondadori e Marcelo Hauaji de Sá Pacheco. “O Brasil necessita de médicos-veterinários de qualidade, profissionais e cidadãos comprometidos com a ética e o progresso da sociedade. Profissionais humanistas, inovadores, que tenham uma visão holística, crítica e reflexiva. Essa obra servirá como instrumento de gestão, na luta pelo ensino de qualidade da Medicina Veterinária”, comentou o presidente do CRMV-PR, Rodrigo Mira, enaltecendo o estudo.  

“Agradeço a Diretoria do CRMV-PR e a sua Comissão de Educação da Medicina Veterinária por ter proporcionado ao evento uma grande visibilidade da pesquisa.  Todos desejamos com esta ação que a comunidade médico-veterinária possa refletir sobre os caminhos a serem trilhados pela nossa profissão no Brasil”, agradeceu o médico-veterinário e membro “ad hoc” da CEEMV/PR, Felipe Wouk.  

“Os resultados desse importante estudo favorecem o diagnóstico da Medicina Veterinária Brasileira atual e servem de base para a busca de estratégias que possibilitem a mudança. Parabéns ao Dr. Felipe e demais colegas co-autores”, reconheceu a vice-presidente do CRMV-PR, Nilva Mascarenhas.

Estatísticas

No Brasil, que conta com 214 milhões de habitantes, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) registrou, em 2022, 166 mil profissionais em atividade. O site do Ministério da Educação (MEC) informa a existência de 536 cursos de Medicina Veterinária ativos. Esses dados apontam que o Brasil está entre os países com o maior número de profissionais e de cursos no mundo, reafirmando a necessidade da Medicina Veterinária brasileira contar com estudo demográfico em nível nacional.  

“A demografia médico-veterinária brasileira precisa ser controlada. Ou se regula a oferta de graduados em Medicina Veterinária no Brasil, ou a precarização da profissão se tornará crônica. Para a consecução do controle da demografia veterinária brasileira e de tantos outros objetivos estratégicos, é vital que as diferentes organizações da Medicina Veterinária brasileira, como aquelas que patrocinaram e apoiaram este estudo, tracem seus objetivos e realizem as suas ações, tanto quanto possível, de forma sinérgica. Dentre essas ações, deve ser considerado um trabalho enérgico e constante junto às esferas decisórias do Estado, visando às alterações legislativas necessárias para controlar a demografia médico-veterinária no Brasil”, conclui Wouk. 

Acesse a obra.  

Fonte: CRMV-PR, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Profissionais explicam possíveis causas da fobia animal e como tratá-la

Após falecimento do tutor, cachorro viciado em álcool faz tratamento no Reino Unido

CRMV-RJ aborda a campanha Abril Laranja, de prevenção contra a crueldade animal

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!