O Centro de Pesquisa em Nutrologia de Cães e Gatos (Cepen Pet), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), alcançou reconhecimento internacional ao ganhar o prêmio do American Academy of Veterinary Nutrition (AAVN) no Clinical Nutrition & Research Symposium de 2026.
O estudo premiado, intitulado “Fat and Muscle-to-Bone Ratios as Alternative Measurements for Body Composition in Cats”, foi desenvolvido por pesquisadores brasileiros e apresentado pela médica-veterinária Laís O. C. Lima.
“Essa pesquisa nasceu de um problema prático que percebi enquanto realizava meu mestrado: haviam animais de tamanhos diferentes, o que impactava os valores absolutos de composição corporal, e em sobrepeso/obesidade, característica que impacta os valores relativos. A partir disso, comecei a procurar por formas de contornar esse problema e tentar normalizar as medidas através da massa mineral”, explica Laís.
Considerado um dos mais importantes encontros científicos da nutrição veterinária, o simpósio da AAVN antecede o Congresso do American College of Veterinary Internal Medicine (ACVIM), um dos maiores eventos mundiais de clínica médica veterinária.
Diferentemente de outros congressos internacionais, a premiação contempla apenas um trabalho, o que torna o reconhecimento ainda mais expressivo.

“É o único prêmio do congresso. Tivemos outros trabalhos brasileiros apresentados, inclusive apresentações orais e pôsteres, mas este foi o trabalho premiado. Isso representa muito para a pesquisa brasileira”, destaca Thiago Vendramini, médico-veterinário, mestre, doutor e pós-doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e responsável pelo Centro de Pesquisa em Nutrologia de Cães e Gatos da USP (Cepen Pet).
Pesquisa inovadora
O trabalho premiado avaliou a utilização de novas métricas para análise da composição corporal de gatos por meio da absorciometria por dupla emissão de raios-x (DEXA).
Seu objetivo foi investigar as razões entre gordura e massa mineral óssea e entre massa muscular e massa mineral óssea como potenciais indicadores mais precisos da composição corporal felina.
O estudo envolveu 20 gatos adultos, sendo dez animais saudáveis e dez diagnosticados com doença renal crônica.
“Foi um esforço enorme colocar o equipamento em funcionamento, e este é um dos primeiros trabalhos executados com ele que já está gerando resultados e frutos muito importantes”, ressalta Vendramini.
Já para Laís, o prêmio mostra o quanto a pesquisa brasileira tem crescido nos últimos anos.
“Essa conquista representa o reconhecimento internacional de uma pesquisa 100% brasileira. Para mim, é uma conquista pessoal incrível, assim como um grande orgulho e uma grande responsabilidade”, conta.
O trabalho também teve a participação de Gabriela P. T. Moreno; Natália M. C. Oliveira; Natacha Teixeira; Maria C. F. Pappalardo; Andressa R. Amaral; Pedro H. Marchi; Júlio C. C. Balieiro; e Thiago H. A. Vendramini.
FAQ sobre o prêmio
Qual foi o prêmio recebido pela médica-veterinária brasileira?
O estudo “Fat and Muscle-to-Bone Ratios as Alternative Measurements for Body Composition in Cats” recebeu o prêmio do American Academy of Veterinary Nutrition (AAVN) no Clinical Nutrition & Research Symposium de 2026.
Qual o tema da pesquisa?
A pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar as razões entre gordura e massa mineral óssea e entre massa muscular e massa mineral óssea como potenciais indicadores mais precisos da composição corporal felina.
Qual a relevância dessa conquista para a Medicina Veterinária brasileira?
A premiação mostra quanto a pesquisa científica no Brasil está avançada e é um reconhecimento do trabalho dos pesquisadores brasileiros.

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.