in

Médicos-veterinários apoiam o uso de tecnologia 3D em próteses e treinamentos cirúrgicos

De acordo com profissionais, a ferramenta pode ser usada para estudo

A tecnologia tem sido uma grande aliada para os avanços de diversas áreas, entre elas, a impressão em 3D. A ferramenta é capaz de criar qualquer tipo de objeto e tem sido utilizada para auxiliar o trabalho de médicos-veterinários.

O médico-veterinário da Animal Medical 24h, Felipe Garofallo Mardegan, explica que, atualmente, com o auxílio da tecnologia, é possível desenvolver próteses para animais que passam por cirurgias de amputação e, bicos de pássaros, o que proporciona melhor qualidade de vida para os bichos.

Além disso, Felipe Garofallo, apoia o uso da ferramenta para estudos e treinamentos, bem como, simulação de procedimentos cirúrgicos.

Para o médico-veterinário, especialista em Cirurgia de Cães e Gatos, que atua no Serviço de Cirurgia do Hospital Veterinário Universitário, professor doutor, Ivon Macêdo Tabosa, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus CSTR, em Patos (PB), Renato Otaviano do Rego, também completa a ideia, reforçando que a impressora 3D pode auxiliar nas diversas áreas da Medicina Veterinária, tais como planejamento e ensino, tanto na rede privada quanto na pública. 

Entre as peças fundamentais para ensino que a máquina produz, está o crânio e região cervical de um cão, para ensino da intubação em Anestesiologia Veterinária; impressão de uma base para treinos de diferentes suturas, entre outros membros para análise.

Em benefício da área, a ferramenta também é usada para reproduzir cirurgias e serve para práticas de ensino, fundamental para estudantes. 

Clique aqui para ler o artigo completo, na edição de fevereiro da C&G VF.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Nas redes sociais, veterinário deve tomar cuidado para não ferir Código de Ética Profissional

Reflexo da pandemia na gestão das carreiras indica período de transformação

Faculdade de Veterinária da UFRGS se destaca em ranking mundial de universidades

(Foto: C&G VF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

lei sobre maus tratos São Paulo

São Paulo: Estado atualiza Lei que institui o Código de Proteção aos Animais Domésticos

Perereca extinta

Pesquisadores redescobrem espécie de perereca na cidade de Capão Bonito (SP)