Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Destaques, Marketing e Produtos

Pet Food Institute atua na disseminação de informações relevantes sobre nutrição pet

Organização foca na elaboração de conteúdos enriquecedores para veterinários, tutores e toda a cadeia do mercado pet
Por Equipe Cães&Gatos
foto-nutrição
Por Equipe Cães&Gatos
Os alimentos para pets devem conter proteínas, gorduras, carboidratos, e vitaminas, minerais e aminoácidos independentes (Foto: reprodução)

A nutrição desempenha um papel fundamental na saúde e no bem-estar de nós, seres humanos, e não é diferente com os animais de estimação. Uma dieta equilibrada é essencial para garantir que cães e gatos tenham acesso a todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável, manutenção de peso adequada e prevenção de doenças.

Pensando nisso, o Pet Food Institute (PFI) e seus membros, responsáveis pela fabricação da maioria dos alimentos e produtos alimentícios para animais de estimação nos Estados Unidos, estão totalmente dedicados em promover vidas longas e saudáveis para cães e gatos. “Somos a voz dos fabricantes de alimentos para animais de estimação nos EUA há mais de 60 anos e comprometemo-nos a fornecer informações precisas sobre alimentação animal, abordando questões de segurança, nutrição e saúde para os amantes de animais de estimação e veterinários. Além disso, defendemos a implementação de um ambiente regulatório transparente e fundamentado na ciência para os nossos membros”, declara o coordenador de atividades do PFI no Brasil, Leonardo Silveira.

Nutrindo com metas

O PFI, segundo Silveira, tem como objetivo promover a produção e distribuição global de alimentos para animais de estimação seguros e de qualidade, defendendo legislações e regulamentações que respaldam a escolha do consumidor. “Além disso, compromete-se a impulsionar a inovação em práticas de segurança alimentar na fabricação e manipulação de alimentos para animais de estimação, assim como desempenha um papel crucial ao fornecer informações abrangentes sobre questões que afetam fabricantes, fornecedores, distribuidores e amantes de animais de estimação, contribuindo para um ambiente regulatório transparente e fundamentado na ciência. Além de buscar comunicar os benefícios da posse de animais de estimação ao público em geral, destacando a importância desse vínculo especial na vida das pessoas”, revela o porta-voz.

O PFI também busca promover a informação sobre saúde e nutrição de cães e gatos e de forma totalmente gratuita
(Foto: divulgação)

Além de disponibilizar gratuitamente conteúdos sobre nutrição e saúde de cães e gatos, tanto com linguagem mais técnica e abordagem mais aprofundada para veterinários, quanto com linguagem e conteúdo mais acessível para tutores, o PFI também promove eventos para o mercado, sobre inovações do mercado pet americano e desmistificação do processo de importação de pet food, assim como seminários técnicos sobre temas de saúde e alimentação pet para veterinários e campanhas de adoção, em parceria com organizações sem fins lucrativos.

“Claro que existem muitas outras fontes confiáveis, baseadas em ciência e pesquisa, mas o PFI também busca promover a informação sobre saúde e nutrição de cães e gatos e de forma totalmente gratuita. Qualquer veterinário pode acessar nossos conteúdos, tanto no site brasileiro em português, quanto no site americano em inglês. Além disso, também promovemos eventos técnicos voltados para veterinários, como o webinar que ocorrerá dia 18 de dezembro sobre Nutrição de Cães e Gatos Enfermos, com inscrição 100% gratuita e em português (se inscreva aqui)”, menciona.

Diretrizes de nutrição

Para garantir uma vida longa e saudável para cães e gatos, os tutores de animais de estimação desempenham um papel crucial ao seguir as diretrizes de alimentação, conforme comentado por Silveira.

“Estas diretrizes não apenas ajudam a manter um peso saudável, mas, também, asseguram uma nutrição completa, considerando as variáveis individuais como idade, estilo de vida, nível de atividade, raça e se o animal é esterilizado ou castrado”, indica o coordenador de atividades do PFI Brasil, Leonardo Silveira.

Segundo o executivo, os fabricantes americanos de alimentos para animais de estimação utilizam perfis de nutrientes estabelecidos pela Association of American Feed Control Officials (AAFCO/EUA) para garantir a inclusão adequada dos 40 nutrientes essenciais necessários para cães e gatos. “Embora seja tentador estimar a quantidade de comida, seguir as instruções de alimentação nas embalagens é crucial para evitar superalimentação e ganho de peso. A personalização das diretrizes com a orientação de um veterinário pode ser necessária, levando em consideração as necessidades específicas do animal de estimação”, afirma.

Alimentação adequada e monitorada

Leonardo Silveira é coordenador de atividades do PFI no Brasil (Foto: divulgação)

A nutrição adequada é crucial para assegurar que cães e gatos recebam a quantidade ideal de nutrientes essenciais. No entanto, como ressalta Silveira, as exigências nutricionais e calóricas de um animal de estimação são influenciadas por uma variedade de fatores, incluindo idade, porte, nível de atividade física e raça. “Para determinar a porção correta de alimento para seu cão ou gato, os tutores devem recorrer às instruções presentes nas embalagens de ração e petiscos. Essas diretrizes fornecem uma base segura para decidir a quantidade adequada de alimento e o número de petiscos a serem oferecidos ao longo do dia”, salienta.

Adicionalmente, o Pet Food Institute sempre incentiva uma abordagem personalizada. “Consultar um veterinário é altamente recomendável para garantir que as necessidades específicas do seu animal sejam atendidas de maneira adequada. Essa orientação individualizada contribui para promover a saúde e o bem-estar, assegurando uma alimentação equilibrada e adaptada às características únicas de cada pet”, frisa Silveira.

Vale lembrar que os nutrientes essenciais para cães e gatos, geralmente, se dividem em quatro categorias: proteínas, gorduras, carboidratos, e vitaminas, minerais e aminoácidos independentes.

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!