in

Você conhece os aspectos que influenciam na palatabilidade do alimento para pets?

Formato, textura e sensação na boca são alguns pontos que merecem atenção

A palatabilidade do alimento envolve muito fatores, mas os principais seriam: odor, sabor, formato, textura e a “sensação na boca ou mouthfeel”. Ela é primordial no desenvolvimento de um novo alimento, pois não adianta a dieta ser de excelente qualidade nutricional, mas não conseguir estimular o animal ao consumo.

Além disso, a indústria está especialmente interessada na boa palatabilidade do alimento, pois é um dos pontos que o consumidor consegue avaliar na sua própria residência e, muitas vezes, é com base na palatabilidade que o tutor classifica o alimento como “bom” ou “ruim”. Os gatos – e seus tutores – são ainda mais exigentes em palatabilidade. Essa espécie possui características intrínsecas, como o paladar, a anatomia, a visão, o olfato, a apreensão e o comportamento alimentar.

Os fatores como formato, textura e mouthfeel possuem poucos trabalhos publicados, mas fazem parte dos componentes de destaque na palatabilidade do alimento. Estudos realizados pela Special Dog Company mostram que formatos mais arredondados são preferidos por gatos quando comparados com formatos mais pontiagudos ou irregulares. A empresa também realizou diversos testes de rigidez dos kibbles ao longo dos últimos anos e tem observado que produtos com rigidez alta (acima de 75 N/mm) parecem não ser apreciados por gatos. Além disso, já é bem estabelecido que a qualidade da expansão dos kibbles (influenciada pela formulação, formato, espessura e processamento) também são primordiais para garantir a absorção de gorduras e palatabilizantes.

Leia o artigo completo na edição de dezembro da C&G VF. Clique aqui.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

PremieRpet disponibiliza áudios para reduzir o estresse de cães e gatos durante as festas

Veterinária x Direito: advogada reforça o papel do Código de Defesa do Consumidor

Laboratório de Etologia Canina, da Unifesp, lança e-book gratuito sobre relação tutor-cão

(Foto: C&G VF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

site falso

CRMV-SP alerta profissionais e empresas sobre site falso com informações da autarquia

ingredientes funcionais

Qual o papel dos ingredientes funcionais e nutracêuticos na alimentação dos pets?