Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

CRMV-PR reforça ações de enfrentamento da esporotriocose junto a profissionais

Por Equipe Cães&Gatos
esporotriocose
Por Equipe Cães&Gatos

A esporotricose é uma doença de interesse estadual e de notificação compulsória nos serviços de saúde públicos e privados em todo o Paraná. Pensando nisso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) colocou à disposição dos médicos-veterinários duas ações para contribuir com informações sobre a doença. 

Dentro do do site institucional, um repositório com informações, resoluções, materiais e calendário de eventos do Circuito de Treinamento para o Enfrentamento da Esporotricose em Estabelecimentos Médico-Veterinários do Paraná está disponível. Clique aqui para acessar.  

Palotina (foto), Cascavel e Foz do Iguaçu receberam informações sobre a doença
(Foto: divulgação)

O Circuito de Treinamento, por exemplo, é uma das ações de destaque. Palotina, Cascavel e Foz do Iguaçu, nos últimos dias 21, 22 e 23 de março, reuniram 437 participantes entre médicos-veterinários, acadêmicos e profissionais da saúde. 

Promovidos pelo CRMV-PR e com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa-PR), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e das Secretarias Municipais de Saúde, em cada encontro foram apresentados um panorama da situação nos municípios, bem como as responsabilidades judiciais e administrativas do médico-veterinário, orientações sobre  diagnóstico e tratamento da esporotricose com intenção de somar esforços nas áreas ambiental, animal e humana, para evitar que a doença atinja altos índices no Estado. 

A Região Oeste é uma das que tem registrado o maior número de casos de esporotricose no Paraná, em especial no município de Foz do Iguaçu, conta o médico-veterinário e secretário-geral do Conselho: “Por isso, nosso evento teve como intenção trabalhar fortemente na prevenção – nos municípios paranaense que sinalizam os primeiros casos –  até ao combate – nos locais onde a esporotricose está mais preocupante”. 

Confira as fotos dos eventos clicando aqui

Fonte: CRMV-PR, adaptado pela equipe Cães&Gatos.

LEIA TAMBÉM:

Nutrição é um dos pontos-chave para preservação e tratamento da saúde renal dos pets

Alimentos da Páscoa, especialmente o chocolate, podem intoxicar os animais de estimação

Pets demandam cuidados para chegar na “terceira idade” com qualidade de vida

Compartilhe este artigo agora no