Opções
Artigos revista Clínica e Nutrição

Novo guideline: profilaxia antimicrobiana cirúrgica

Documento reúne recomendações para profilaxia peri e pós-operatória e reforça cautela no uso desses fármacos

Novo guideline: profilaxia antimicrobiana cirúrgica
Por Danielle Assis
19 de abril de 2026

A Rede Europeia para Otimização da Terapia Antimicrobiana Veterinária (ENVAT) divulgou novas diretrizes para o uso da profilaxia antimicrobiana cirúrgica nos períodos peri e pós-operatório em procedimentos ortopédicos e de tecidos moles, realizados em cães e gatos.

Baseado em um painel multidisciplinar, o guideline apresenta dez recomendações fortes e oito condicionais. Todas as recomendações, com exceção de uma, foram baseadas em evidências de baixa ou muito baixa certeza sobre o efeito de antimicrobianos perioperatórios ou pós-operatórios. 

Por outro lado, 15 recomendações obtiveram 100% de concordância e três recomendações tiveram entre 80% e 100% de concordância.

De acordo com o material, a administração de antimicrobianos pode causar danos ao paciente, seja humano ou animal. Dentre eles, estão a potencialização da disbiose e a seleção de bactérias resistentes, visto que o uso desses medicamentos atua como uma força motriz para o desenvolvimento da resistência antimicrobiana. Por isso, deve-se tomar cuidado ao utilizar esse tipo de fármaco. 

Quando instituir a terapia 

Em muitos procedimentos comuns na prática clínica não é recomendado o uso de antibioticoterapia para cães e gatos. 

Nas cirurgias de castração, por exemplo, a indicação é não realizar a profilaxia com antibióticos no transoperatório e após o procedimento. O mesmo vale para outras cirurgias limpas, como esplenectomia, remoção de massa dérmica, laparotomia exploratória e gastropexia. 

Por outro lado, em procedimentos gastrointestinais limpos-contaminados é indicada a administração de profilaxia antimicrobiana cirúrgica perioperatória, porém não no pós-cirúrgico.  

Já em procedimentos contaminados, é recomendada a administração de antibióticos no peri e no pós-operatório, por cerca de três a cinco dias, período a ser definido de acordo com resultados de cultura e teste de sensibilidade.

No caso de cirurgias ortopédicas limpas, que não envolvam a colocação de implantes, a ENVAT sugere não utilizar profilaxia antimicrobiana durante e após a cirurgia. Caso haja a colocação de implantes, os antimicrobianos são indicados em ambos os momentos. 

Confira o guideline completo: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jsap.70072

Confira o artigo completo “Novo guideline: profilaxia antimicrobiana cirúrgica”, na íntegra e sem custo, acessando a página 58 da edição de abril (nº 320) da Revista Cães e Gatos.