in

Profissional cita as características mais importantes na comunicação entre os animais

Expressões faciais e comunicação olfativa são alguns dos pontos mais relevantes

Os animais, assim como os humanos, também conseguem se comunicar. O diálogo é, principalmente, visual, onde eles observam as posturas corporais e expressões faciais. A comunicação auditiva também está presente, aos sons de latidos e vocalizações, além da olfação. Para entendermos melhor sobre o assunto, a responsável pelo serviço de etnologia da Faculdade de Veterinária da Universidade Autônoma de Barcelona, Marta Amat Grau, explica em detalhes como funciona essa transmissão entre os animais.

No caso dos cães, a prioridade é a comunicação visual, acompanhada de vocalizações. Por exemplo, utilizam uma linguagem ritualizada composta por postura ofensiva (corpo vertical, membros estendidos, cauda para cima, orelhas para cima) e postura defensiva (oposta à anterior). Tudo isto pode ser acompanhado por vocalizações e expressões faciais.

Apesar da comunicação olfativa também ser importante para os cães, essa característica é mais forte nos felinos. Por meio do olfato, os gatos evitam encontros diretos com outros animais, deixando sinais com as unhas e até com a urina.

Segundo Marta Amat Grau, o único problema de compreensão pode ocorrer durante o período de desenvolvimento, que é chamado de socialização. A responsável revela que, no caso dos cães, é preciso que eles tenham contato com outros indivíduos da sua espécie, caso isso não aconteça, eles podem não aprender as linguagens.

Já para com outros animais, a comunicação é semelhante: “No geral, em todas as espécies sociais, a linguagem visual é mais importante: posturas, expressões faciais e vocalizações. E para as espécies menos sociais, a comunicação olfativa é, geralmente, mais importante”, conclui.

No geral, em todas as espécies sociais, a linguagem visual é mais importante: posturas, expressões faciais e vocalizações (foto: reprodução)

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

CFMV habilita entidade para concessão de Título de Especialista em Endocrinologia Veterinária

Importação de animais: biólogo comenta as condições ideais para as espécies

RJ constrói viaduto para reduzir o número de acidentes envolvendo animais silvestres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8º Edição do Prêmio de Pesquisa PremieRpet divulga novos vencedores

Reconhecimento: 8º Edição do Prêmio de Pesquisa PremieRpet divulga vencedores

CFMV divulga cursos gratuitos e on-line para especializações em nível de pós-graduação